Política Titulo
Aciam entrega proposta à Sama
Juliana Finardi
Da Redaçao
09/10/1999 | 00:23
Compartilhar notícia


   A Aciam (Associaçao Comercial, Industrial e Agrícola de Mauá) e o Protecon (Associaçao de Defesa do Consumidor) vao apresentar à Sama (Saneamento Básico de Mauá), no dia 18, às 16h30, proposta de reduçao do aumento de até 20,76% aplicado à tarifa de água no começo de agosto. As entidades propoem que a reduçao seja aplicada em duas parcelas de 8%, sendo uma para 1999 e a outra para o segundo semestre de 2000.

A decisao de propor a reduçao surgiu depois que uma comissao da Aciam, composta por advogados, engenheiros, contabilistas e comerciantes, e o Protecon analisaram as planilhas de custo da autarquia. "Nao encontramos nenhuma irregularidade. As planilhas justificam os aumentos. O problema é que o reajuste nao coincide com a realidade econômica da populaçao de Mauá", disse a advogada do Protecon, Maria Helena Musachio.

Segundo ela, esse será o argumento utilizado para convencer a Sama a voltar atrás no aumento. Os reajustes na tarifa foram diferenciados por categoria. O comércio teve o maior reajuste, 20,76%. Os órgaos públicos, entre eles escolas e hospitais, tiveram reajuste de 18,50%, contra 17,85% da indústria e 16,93% dos imóveis residenciais.

O presidente da Aciam, Luiz Augusto Gonçalves de Almeida, explicou que no caso da Sama aceitar a proposta, os munícipes que já pagaram suas contas com reajuste deverao ter desconto nas próximas contas. "Nesses casos, é muito difícil conseguir reembolso", disse.

De acordo com Maria Helena, se a Sama nao aceitar a proposta e mantiver o reajuste, as duas entidades levarao o caso à Justiça e impetrarao uma açao civil pública. "Mas gostaríamos de nao precisar disso."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;