Internacional Titulo
Polícia espanhola apreende 10 toneladas de cocaína
Do Diário do Grande ABC
02/09/2000 | 13:33
Compartilhar notícia


A polícia espanhola aplicou na noite desta sexta-feira um duro golpe ao tráfico internacional de drogas abordando em alto-mar um barco que transportava, segundo as primeiras estimativas, mais de dez toneladas de cocaína, uma das maiores apreensoes de droga registradas nos últimos dez anos no mundo.

Vinte tripulantes de diferentes nacionalidades foram detidos nesta operaçao dirigida pelo conhecido juiz Baltasar Garzón em colaboraçao com as forças de seguranças de vários países, entre eles a Itália, indicaram fontes policiais.

A droga, cujo valor no mercado nao foi divulgado, estava destinada ao mercado europeu e aparentemente devia ser levada para as ilhas Canárias (arquipélago espanhol no Atlântico) antes de ser distribuída no continente, segundo as primeiras informaçoes fornecidas na noite de sexta-feira.

O navio, com bandeira de Sao Tomé e procedente da Venezuela, foi interceptado por uma unidade de elite da polícia espanhola, o Grupo Especial de Operaçoes (GEO).

A droga estava escondida em contêineres. O delegado do Governo espanhol encarregado do Plano Nacional contra a Droga, Gonzalo Robles, vai oferecer uma coletiva de imprensa ao longo deste sábado para dar mais detalhes da operaçao, batizada ``Ostra'.

As forças de segurança nao precisaram o lugar exato onde o navio foi abordado, mas a embarcaçao chegou sob escolta ao porto de Las Palmas de Gran Canaria, segundo a Rádio Nacional da Espanha.

A quantidade de droga apreendida, fruto de dois meses de investigaçoes, é a mais importante ocorrida na Espanha desde a descoberta, em julho de 1999, de 15 toneladas de cocaína e a prisao de 54 supostos traficantes.

Estas operaçoes confirmam que a Espanha é um importante ponto de entrada da droga na Europa. Centenas de toneladas de haxixe marroquino transitam pelo país todos os anos e também é constante o tráfico de heroína procedente da Asia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;