Economia Titulo
Volks abre fábrica de estamparia no PR
Por Fabiana Marinello
Enviada a Sao José dos Pinhais
12/09/2000 | 00:04
Compartilhar notícia


A Volkswagen do Brasil inaugurou nesta segunda em Sao José dos Pinhais (PR) sua nova fábrica de estamparia, cujos investimentos alcançaram R$ 120 milhoes. O empreendimento está localizado ao lado da unidade VW/Audi, onde sao produzidos os modelos Golf e o Audi A3. Também foi anunciado o início do terceiro turno de trabalho na fábrica, com a contrataçao de 500 funcionários, que se juntam aos outros três mil.

A unidade vai produzir 16 mil peças por dia (capô, teto, laterais, portas e pára-lamas) que vao equipar o Golf. Com isso, o índice de nacionalizaçao do veículo - vendido no mercado interno e exportado para Estados Unidos, Canadá e países da América Latina - foi elevado em 10%, atingindo 70%. Antes, as peças estampadas eram importadas da fábrica de Wolfburg, na Alemanha. As peças do Audi continuarao a ser importadas.

A estamparia conta com uma tecnologia inédita nas unidades da Volks na América do Sul. Trata-se de um sistema chamado crossbar, que aumenta em 50% a produtividade na estampagem. Nele, as peças sao estampadas em uma única prensa (igual à instalada na fábrica da Audi em Ingolstadt, na Alemanha) e transferidas de um estágio de produçao para outro por transportadores com ventosas. Nas estamparias tradicionais, essas operaçoes sao feitas por robôs.

A Volks investiu ainda R$ 1,2 milhao em um equipamento para mediçao das peças estampadas. "Esta é a fábrica mais moderna do grupo e, apesar dos entraves da economia nacional, este empreendimento demonstra que a Volks nao se abateu", disse o presidente da montadora no Brasil, Herbert Demel.

Exportaçoes - Apenas neste ano, a Volks exportou 8 mil veículos Golf para os Estados Unidos, 2,5 mil para o Canadá e 8 mil para o México. As vendas externas representaram 50% da produçao da unidade de Sao José dos Pinhais até agosto - 36 mil modelos Golf. A montadora prevê comercializar até o fim do ano mais 15 mil veículos para os EUA e Canadá.

Além das vendas para estes países, Demel afirmou que as expectativas de exportaçoes foram elevadas. Do volume de 75 mil unidades - a previsao do início do ano -, a Volks pretende fechar 2000 com 110 mil unidades vendidas ao exterior. "Agora que sabemos que as coisas estao melhorando, podemos elevar nossas previsoes. As exportaçoes neste ano serao mais do que o dobro das do ano passado." Em 1999, a Volks exportou 53 mil unidades.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;