Nacional Titulo
Diretor do Detran paulista estuda modelo do PR
Por Do Diário do Grande ABC
20/11/1999 | 12:45
Compartilhar notícia


O delegado José Francisco Leigo, diretor do Detran, diz gostar do sistema implantado no Paraná, apesar de considerar difícil implantá-lo em Sao Paulo. O Detran do Paraná adotou, em 1996, um sistema integrado de computadores que impede fraudes no pagamento de multas (a arrecaçao com multas subiu 120%). O sistema integra todos os órgaos envolvidos com carros e seus documentos, da Delegacia de Veículos Furtados às prefeituras, DNER e outros.

O dono do carro paga a multa no Banco do Estado do Paraná e este, em no máximo 48 horas, informa o pagamento aos computadores do Detran. Só entao as multas sao desbloqueadas e o carro pode ser licenciado. "Eu acho que deve se assim", diz o diretor do Detran paulista, Leigo.

Hoje, diz, o Detran recebe a multa da prefeitura e da Cetesb, por exemplo, para impedir que o motorista tenha que ir a estes lugares. As multas sao bloqueadas pelo Detran. O motorista recebe a multa, paga no banco e exibe a guia no guichê do Detran. Depois disso, a multa é desbloqueada e o carro, licenciado.

A diferença dos dois sistemas é que, no Paraná, tudo é feito automaticamente, sem interferência humana. Em Sao Paulo, é um funcionário que faz o desbloqueio da multa no computador. E isso tem gerado as fraudes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;