Setecidades Titulo Infosiga
Feriados estimulam mortes no trânsito em novembro

Foram registrados 20 óbitos na região, número 53% maior do que no mesmo período de 2017

Por Daniel Macário
Do Diário do Grande ABC
20/12/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


 Após dois anos em queda, o número de mortes no trânsito da região voltou a ter alta em novembro. Segundo dados do Infosiga (Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo), divulgados ontem, no período, foram registrados 20 óbitos no sistema viário das sete cidades, índice 53% mais alto do que o observado no mesmo período de 2017 (13 mortos) e superior ao de 2016 (12 vítimas fatais).

De acordo com o levantamento do governo estadual, o crescimento constatado no Grande ABC foi impulsionado por ligeiro aumento no volume de mortes contabilizadas em rodovias que cortam cidades da região. Foram oito casos neste ano, contra três no período anterior.

Para especialistas, o dado está diretamente relacionado aos três feriados prolongados em novembro: Finados, Proclamação da República e Consciência Negra. No período, aproximadamente 2,1 milhões de veículos circulam pelo SAI (Sistema Anchieta-Imigrantes) e trechos Leste e Sul do Rodoanel Mário Covas, conforme balanço das concessionárias que operam as três estradas.

“São dias em que existe uma movimentação maior de veículos nas ruas e estradas com uma característica peculiar, motoristas estão mais propícios a dirigir sob efeito de álcool por justamente querer aproveitar esses dias de folga”, afirmou o chefe do departamento de medicina de tráfego da Abramet (Associação Brasileira de Medicina de Tráfego), Dirceu Rodrigues Alves Júnior.

Reflexo deste cenário, segundo o especialista, pode ser observado no levantamento que aponta os dias com maior ocorrências de acidentes com vítimas fatais. Sábado (seis) e sexta-feira (cinco) aparecem no topo do ranking de novembro.

Fatalidades envolvendo motociclistas seguem liderando as estatísticas, com nove casos, seguido por pedestres (seis) e automóvel (cinco). Mais da metade das mortes estão concentradas nos períodos da noite e madrugada. Foram 13 no total.

“Ao analisar os dados, fica evidente que motoristas seguem insistindo na combinação errada de álcool e direção perigosa”, analisou Paulo Bacaltchuck, professor de Mobilidade Urbana da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

 

ESTADO

No Estado, os dados consolidados de novembro mostram que houve aumento de seis ocorrências na comparação com o mesmo mês do ano passado, passou de 402 para 408.

Entre janeiro e novembro, foram registradas 4.950 fatalidades nos 645 municípios do Estado, redução de 3,5% na comparação com os 11 primeiros meses de 2017 (5.132).

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;