Política Titulo
Conheça melhor o presidente Lula
Por Da Agência Brasil
30/10/2006 | 11:54
Compartilhar notícia


Luiz Inácio Lula da Silva nasceu em 27 de outubro de 1945, no povoado de Caetés, então parte do município de Garanhuns (PE). Aos sete anos, migrou com a mãe e sete irmãos para o litoral paulista e, quatro anos depois, para a capital, São Paulo. Lá, aos 12 anos, começou a trabalhar em uma tinturaria.

Mas foi como metalúrgico que Lula entrou para o movimento sindical e, nos anos 70, projetou-se como liderança popular. Na década de 60, trabalhou em diversas indústrias da região paulista do Grande ABC. Por intermédio do irmão José Ferreira da Silva, o Frei Chico, Lula aproximou-se do movimento sindical.

Em 1975, foi eleito presidente do sindicato dos metalúrgicos do ABC, reelegendo-se em 78. Em março do ano seguinte, liderou a greve que mobilizou 170 mil operários na região.

Em 1980, uma nova greve da categoria provocou a intervenção do governo federal no sindicato, o que resultou na prisão de Lula e de outros dirigentes sindicais. Lula ficou preso por 31 dias.

Em 10 de fevereiro de 1980, Lula e outros sindicalistas, intelectuais, políticos e lideranças rurais e religiosas fundaram o PT (Partido dos Trabalhadores). Em 1982, disputou, pelo partido, o governo de São Paulo, mas perdeu a eleição.

Em 1983, foi um dos fundadores da CUT (Central Única dos Trabalhadores). Em 1984, uma das principais figuras públicas da campanha pela restituição do voto direto no país, na campanha nacionalmente conhecida como Diretas Já.

Em 1986, foi o deputado federal mais votado do Brasil para a Assembléia Constituinte, recebendo mais de 650 mil votos.

Em 1989, Lula disputou a presidência da República, na primeira eleição direta após mais de 20 anos de regime militar. Foi vencido por pequena margem, no segundo turno, pelo alagoano Fernando Collor de Mello (PRN).

Após a derrota, dedicou-se à organização do PT e dos movimentos sociais por todo o Brasil. Organizou, ao longo dos anos 90, as chamadas Caravanas da Cidadania.

No Governo Paralelo e depois no Instituto Cidadania, coordenou a realização de amplos trabalhos de discussão sobre políticas públicas no país. Esse trabalho seguiu até 2001 e resultou em projetos que se transformaram mais tarde em programas de governo, como o Fome Zero.

Em 1994 e 1998, concorreu novamente à presidência, sendo derrotado, nas duas vezes, em primeiro turno por Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

Foi apenas na quarta tentativa, em 2002, que Lula foi escolhido presidente, pela primeira vez em aliança com um partido de centro-direita, o PL do vice José Alencar. Ele venceu a eleição com o voto de quase 53 milhões de eleitores. Tornou-se, com essa marca, o brasileiro mais votado de todos os tempos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;