Nacional Titulo
Perimenopausa
15/06/2011 | 00:00
Compartilhar notícia



Calor, suor noturno, diminuição da libido e ausência de menstruação são sintomas da chegada da menopausa. Nem sempre. Esses sintomas podem também indicar que a mulher está na perimenopausa, que é a fase que marca o fim da vida reprodutiva da mulher e que chega antes da menopausa. A perimenopausa é a aproximação da última menstruação que surge normalmente por volta dos 45 anos e acontece com a diminuição de estrogênio, hormônio feminino produzido pelos ovários.

A menopausa só chega mesmo após um ano de ausência de menstruação. Mas, muitas mulheres, quando começam a sofrer os sintomas acima, confundem a perimenopausa com menopausa e iniciam prematuramente o tratamento de reposição hormonal, o que não é indicado, já que a perimenopausa pode durar por longos anos. Tais sintomas, no entanto, podem ser aliviados com uma dieta rica em proteínas e a prática de atividade física regular.

A mulher não deve deixar de usar métodos de prevenção da gravidez nesse período, pois embora mais dífícil, a fertilização nesse período pode acontecer.

Por Yasmin Barcellos




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;