Política Titulo Santo André
Lobo será enquadrado em comissão de ética

Vereador de Santo André é acusado de quebra de decoro contra colega de partido durante sessão

Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
23/05/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


Vereador pelo SD de Santo André, Sargento Ivanildo Lobo será o primeiro a ser enquadrado na comissão de ética, já estabelecida por lei na Câmara, acusado de quebra de decoro parlamentar. O requerimento entrará sob a assinatura de Elian Santana, sua correligionária, que denunciou ontem, durante a sessão, a prática de “ofensa à sua honra”. Em discussão sobre projeto relacionado à reforma administrativa do Paço, Lobo falou em plenário, no momento em que Elian utilizava a tribuna, que iria chamar pessoa do relacionamento pessoal da colega “para resolver a situação”.

Elian ficou transtornada, de imediato, ainda no microfone, com a fala do vereador por envolver a sua “vida particular”. O pedido para instalar a comissão, segundo a parlamentar, será feito nesta semana e já tem apoio dos demais 20 parlamentares. “Entrarei com o requerimento. Nunca tinha visto isso (em dois mandatos na Casa). É lamentável que se chegue a certas ofensas, provocações deste tipo de um vereador que não se pauta por debate político, e sim age por questões pessoais”, alegou, referindo-se a Lobo, que é licenciado do posto de sargento da PM (Polícia Militar) por exercer mandato eletivo.

Logo na sequência, já sentados nas cadeiras dentro do plenário, Lobo e Elian iniciaram bate-boca. O bloco do deixa-disso, capitaneado pelo vereador Pedrinho Botaro (PSDB), apareceu nos arredores e pediu para que a parlamentar mudasse de lugar, o que, no entanto, não amenizou o clima. “Se ela, como ofendida, não tomar providências, eu mesmo apresentarei requerimento (para instaurar comissão de ética). (A postura) É discussão de baixo nível, pautada em ofensas pessoais, que cabe sanções disciplinares por não cumprir com regras de decoro”, disse Fábio Lopes (PPS).

Parlamentares demonstraram solidariedade a Elian e indignação com o tratamento. Toninho de Jesus (PMN) falou em “circo”. Não é a primeira vez que as declarações de Lobo provocam incômodo entre os pares, principalmente por tratarem-se de aspectos pessoais e em meio a polêmicas, inclusive com troca de farpas.

A comissão possui atribuição para averiguar a conduta. O comitê já existe na Casa, mas até agora não foi acionado formalmente. Pelos trâmites, a vítima pode pedir que se instaure bloco para apurar a veracidade da acusação e o cabimento de sanção ao ofensor, no caso de procedência. Para quem não cumprir as regras, são três tipos de punição: advertência escrita, suspensão e, no extremo, perda do mandato.

Ao término da sessão, Lobo deixou o plenário pelo lado contrário à saída comum dos vereadores. A equipe do Diário também procurou o parlamentar em seu gabinete, mas o local já estava fechado, e com as luzes apagadas, poucos minutos depois do desfecho dos trabalhos. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;