Cultura & Lazer Titulo São Paulo
Futebol feminino é tema de espetáculo deste fim de semana

‘Vocês Vão Ter Que Me Engolir’ fala sobre preconceito com mulheres

Miriam Gimenes
04/05/2018 | 07:13
Compartilhar notícia
Divulgação


As mulheres disputam campeonatos importantes de futebol, a melhor do mundo está entre as brasileiras, mas há ainda quem torça o nariz quando vê uma mulher em campo. Reconhecimento e incentivo, então, são escassos. Mas, a fim de mudar esta realidade, a Cia Mar apresentará amanhã e domingo, em A Próxima Companhia, em São Paulo, a peça Vocês Vão Ter Que Me Engolir, que conta a história de Maria, Flor e Iara, três mulheres que sofrem para serem jogadoras.

A ideia surgiu, segundo uma das atrizes, Jéssica Policastri, por paixão pelo esporte. “Eu sempre joguei futebol e sempre sofri uma série de preconceitos por isso. Estava começando a montar a Companhia Mar de Teatro com mais duas artistas e pretendíamos falar sobre mulheres e para mulheres. Como é um assunto que tem suscitado bastante discussão, sugeri a ideia para elas e elas toparam”, explica.

A peça se passa em ambientes típicos das periferias dos centros urbanos brasileiros e mostra que, ao invés de serem incentivadas a jogar por seus familiares, só ocorre o contrário. Maria, por exemplo, é instruída pela mãe para se preocupar com os afazeres domésticos ao invés da bola. Iara chega ao ponto de se vestir de menino para conseguir jogar na pelada do bairro. “Como sabemos que o corte maior já rola na infância com as garotas que sonham com isso, sugerimos que mulheres de todas as idades assistam ao espetáculo”, convida Jéssica.

DEBATE
Preconceito no futebol, inclusive, foi assunto frisado ontem pela goleira da Seleção Brasileira de futebol Aline Reis, que esteve no Diário, para entrevista exclusiva no DGABC TV. Na ocasião, a profissional de Campinas explicou que no Brasil o esporte não é tão incentivado quanto deveria ser.

Segundo ela, nos Estados Unidos as pessoas veneram esporte e os pais querem que os filhos consigam uma bolsa na universidade e se tornem esportistas. “Aqui vejo pais dizendo: ‘Vai estudar, o esporte não leva a nada’. Futebol tem evoluído muito, está crescendo.” Para ela, é preciso incentivar o futebol das mulheres e conscientizar os pais que dizem que as filhas não devem jogar futebol, mas sim vôlei, por ser mais ‘feminino’.

Vocês Vão Ter Que Me Engolir – Teatro. No A Próxima Companhia (Rua Barão de Campinas, 529). São Paulo. Amanhã e domingo, às 16h. Ingr.: R$ 20.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;