Internacional Titulo
Treze morrem no Nepal após nomeação do premiê
Por Da AFP
13/10/2002 | 15:48
Compartilhar notícia


Pelo menos 13 pessoas foram assassinadas no Nepal depois que o rei Gyanendra nomeou um novo primeiro-ministro, na sexta-feira, informaram fontes oficiais neste domingo.

A rádio estatal, citando números do ministério da Defesa, informou que 11 rebeldes maoístas morreram nas mãos das forças de segurança em confrontos registrados desde a última sexta-feira.

No distrito de Kabre, 68 quilômetros ao leste de Katmandu, um oficial da reserva da polícia foi seqüestrado sábado em sua casa em Shanja Pojari por um grupo de sete supostos maoístas, que o assassinaram a machadadas.

No mesmo dia, uma bomba colocada pelos rebeldes na capital matou uma pessoa e feriu outras oito.

O rei Gyanendra destituiu em 4 de outubro seu primeiro-ministro, Sher Bahadur Deuba, chamando-o de "incompetente", e assumiu ele mesmo o governo por uma semana. Na sexta-feira passada, anunciou a nomeação de Lokendra Bahadur Chand, um monarquista assumido, para o cargo.

A guerrilha maoísta luta há seis anos contra a monarquia com a intenção de instaurar uma "república comunista". Desde 1996, mais de cinco mil pessoas já foram mortas no país em meio aos conflitos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;