Memória Titulo
A Memória que emociona, agora em vídeo...

Alô amigos da Memória: o Diário nos oferece um novo espaço, que é o seu site. Lá está, há vários anos...

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
26/06/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


Alô amigos da Memória: o Diário nos oferece um novo espaço, que é o seu site. Lá está, há vários anos, a Memória eletrônica e agora, também, um quadro semanal com entrevistas gravadas. É só entrar em www.dgabc.com.br/videos/memoria e clicar o logotipo Grande ABC Memória, que reproduzimos aqui na página.

A estreia do vídeo Memória no site do Diário foi na semana passada. Hoje, um novo quadro, que focaliza a exposição De João Ramalho a Adoniran Barbosa, a formação da Santo André Capital do Trabalho.

Essa exposição, vocês já sabem, apresenta 50 fotos antigas de Santo André publicadas em Memória. A exposição ficou dois meses no Primeiro de Maio FC e agora está no Centro de Formação de Professores Clarice Lispector, na Vila Matarazzo. Lá gravamos o programa de hoje.

Confiram os depoimentos de Roberto Nasser (o Turcão), da comunicadora Maria José Matavelli Targher (a Zezé, que coordenou a organização da mostra), das professoras Andréa Paula Zanotto Alves de Souza Padalino, Edna Aparecida Dias Bertolim, Valderez Queirantes e Silvia Fernanda Sanches e do professor Osmar Junqueira Lima.

Cada um deles escolheu uma ou mais fotos entre as 50 expostas. E falaram sobre suas lembranças históricas de Santo André. Teve entrevistado que chorou de emoção, emocionando o repórter e os demais presentes.

A exposição ficará no Centro de Formação de Professores até meados de julho. Na sequência, será montada na Sabina Escola Parque do Conhecimento.

EM 26 DE JUNHO DE...

1854 - Província de São Paulo (hoje Estado) tem novo presidente (hoje seria governador): assume José Antônio Saraiva.

1954 - Inaugurada a Faculdade de Ciências Econômicas de Santo André, a primeira da cidade.

1969 - Inaugurada, em São Bernardo, a Churrascaria Porteira dos Pampas, iniciativa da família Dall'Igna, de origem gaúcha.

HOJE

Dia Internacional da Luta contra o Uso e o Tráfico de Drogas, Dia Internacional de Apoio às Vítimas da Tortura, Dia do Metrologista e Dia do Biquíni.

Terça-feira, 26 de junho de 1979

Manchete - Itamarati suspende reconhecimento do governo de Somoza (presidente da Nicarágua)

Editorial - Tudo está na dependência da anistia

Futebol - São Paulo empata em 1 a 1 com o Santos e a decisão do Campeonato Paulista de 1978 fica para quinta-feira.

Imprensa - Jornalista Mauricio Milani assina a coluna Televisão, com as últimas da TV aberta, já que a TV fechada demoraria uns anos mais para existir.

Social - Jornalista Chiquinho Palmério cobre a posse da nova diretoria da Associação Brasilitália, em São Bernardo: o fundador Carlo Pega passa a presidência a Alfredo Todesco.

Polícia - Assaltantes matam motorista de táxi em São Bernardo.

SANTOS DO DIA

Antelmo, João dos Godos, Perseveranda e Sálvio. João e Paulo, irmãos. E Pelágio e Virgílio.

CRÔNICA DO GUIDO

Texto: Guido Fidelis

A livraria (no Recife) oferece batidas de frutas tropicais, regionais, graciosamente, à vontade, basta que o interessado apanhe a garrafa e despeje nos copos plásticos, servindo-se. Lógico, a intelectualidade faz ponto, assuntos do espírito surgem. Poetas, sonhadores, intelectuais, jornalistas, boêmios, todos juntos na oração, no pedido para que o milagre se repita pelo Brasil.

(De uma crônica publicada pelo Diário em 24 de junho de 1979).

ALMANAQUE

Antonio Refinetti

Nascimento: São Paulo, 26 de junho de 1910.

Vereador: 1948-1951 (suplente).

Partido: PSD.

Falecimento: 7 de julho de 1969.

Formou-se em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas do Rio de Janeiro. Inaugurou quatro hospitais: o Santo André, o João Ramalho, um terceiro no bairro Santa Terezinha e o Pró-Mater, que funcionava na Rua Senador Flaquer.

João Avamileno

Nascimento: Boracéia (SP), 26 de junho de 1944.

Vereador: 1993 a 1996.

Vice-prefeito: 1997 a 2000; 2001 a 2002.

Prefeito: 2002 a 2004; 2005 a 2008.

Partido: PT.

Sua família veio para Santo André em 1960. Durante 20 anos trabalhou na Pirelli. Foi tesoureiro, secretário-geral e presidente do Sindicato dos Metalúrgicos em duas gestões (1988 a 1993).

Sargento Juliano

Nome: Geraldo Aparecido Juliano.

Nascimento: Jales (SP), 26 de junho de 1960.

Vereador: 1997 até hoje.

Partidos: PSDB e PMDB.

É o atual presidente da Câmara Municipal de Santo André. Chegou a Santo André em 1980. Formado em Direito. É 1º sargento da PM, depois de ter sido lavrador, cobrador de ônibus e metalúrgico da Villares, em São Caetano.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;