Nacional Titulo
Hipopótamo morre durante tratamento dentário em Brasília
Do Diário do Grande ABC
21/11/1999 | 17:38
Compartilhar notícia


Nao foi bem sucedida a primeira intervençao dentária com aplicaçao de anestesia em um hipopótamo no Brasil . Tom, um animal de 3.500 quilos, de 21 anos, morreu neste domingo depois de receber uma dose de etorfina, um anestésico altamente tóxico, 10 mil vezes mais potente do que a morfina. Tom, do Zoológico de Brasília, estava sedado para serrar seus dentes caninos inferiores, que tiveram crescimento acima do normal.

Para o procedimento foram convidados dois veterinários argentinos (Gabriel Aguado e Eduardo Francisco), que têm experiência em aplicaçao de anestesias com etorfina em animais de grande porte. Os dois estiveram em maio no Zôo de Brasília para avaliar o caso. A etorfina foi aplicada com uma pistola com pressao suficiente para vencer o couro e os sete centímetros de gordura do animal.

Segundo o laudo dos veterinários, o hipopótamo morreu de parada cardio-respiratória. Os veterinários ainda tentaram reanimá-lo com um antídoto. Tom foi enterrado neste domingo pela manha. A morte do hipopótamo nao foi considerada um fato anormal pelos veterinários. De acordo com a assessoria de comunicaçao de Zôo de Brasília, dados do Fórum Latinoamericano de Zoológicos mostram que de cada 10 animais que se submetem a este tipo de anestesia três morrem. "Nao houve negligência, foi uma fatalidade", afirmou a assessora do Zôo, Andréa Amorim.

Serrar os dentes do animal era considerada imprescindível pelos veterinários. O crescimento acima do normal dos caninos inferiores estava ferindo os lábios e a gengiva superior. Havia o risco de uma infecçao, que poderia matar o animal. O tempo estimado do procedimento era de 3 horas. A assessoria do Zôo informou ainda que os veterinários concordaram em nao cobrar pelo trabalho, as passagens foram cedidas pela Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres (Renctas) e a etorfina foi uma cortesia do Zoológico de Sapucaia no Rio Grande do Sul.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;