Setecidades Titulo Eureka 2016
Mostra reúne trabalhos de formandos do Instituto Mauá

Alunos apresentaram 170 projetos em várias áreas para público de 6.000 pessoas

Tauana Marin
30/10/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz


 Muitas inovações tecnológicas e produtos com possibilidade de serem lançados no mercado marcaram a feira Eureka deste ano, que aconteceu na quinta, sexta-feira e ontem no Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia, em São Caetano. Ao todo, 170 trabalhos foram expostos na mostra, sendo que cada projeto foi elaborado por quatro alunos, em média. “São formandos dos 11 cursos, nove no segmento da Engenharia, Design e Administração. A ideia é que os alunos que se formam este ano apresentem seus TCCs (Trabalhos de Conclusão de Curso), que ainda serão analisados por comissão técnica. No entanto, a Eureka já conta como avaliação e é oportunidade de mostrarem seus projetos a pessoas do mercado, dos diferentes setores”, conta o reitor do Centro Universitário do IMT, José Carlos de Souza Junior. O evento foi gratuito e, durante os três dias, passaram pelo local uma média de 6.000 pessoas. “Isso é vitrine para o mercado”, completa o reitor. O Diário foi um dos apoiadores da mostra.

Entre as novidades, um stand trouxe conceito para o supermercado do futuro. O modelo proposto agiliza as compras com base no perfil do cliente. Com tecnologia, os alimentos colocados no carrinho já são somados e o pagamento é feito automaticamente, sem precisar de filas ou caixas. “Neste projeto, as gôndolas são abastecidas automaticamente, o que, na verdade, já está em desenvolvimento na Alemanha”, conta uma das autoras, Isabela Satie Murakami. Os colegas do curso de Engenharia de Produção, Alexandre Galego e Diogo Kitamura, assinam juntos o conceito. Também teve quem pensou em novo formato para logística de distribuição de bebidas, calçado adaptável para crianças e buggy bag – veículo infantil portátil. “Vim prestigiar meu sobrinho e estou encantada com as ideias e projetos”, disse a encarregada de Recursos Humanos, Geni Deorato, 56 anos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;