Internacional Titulo
Kuwait acusa Bagdá de quer roubar seu petróleo
Do Diário do Grande ABC
15/09/2000 | 11:20
Compartilhar notícia


A tensao subiu de novo nesta sexta-feira no Golfo Pérsico, onde o Kuwait acusou o Iraque de querer provocar uma nova guerra, com o pretexto de que o Emirado quer se apoderar do petróleo cru iraquiano.

A imprensa kuwaitiana publicou em primeira página as ameaças proferidas pelo Iraque, as mesmas das vésperas da invasao do Kuwait em 2 de agosto de 1990.

O ministro iraquiano do Petróleo, Amer Mohamed Rachid, acusou nesta quinta-feira o Kuwait de ``nos últimos anos sabotar os campos petroleiros do Iraque' e de ter iniciado ``operaçoes de perfuraçao horizontal na zona fronteiriça para bombear a partir das jazidas de petróleo iraquianas'.

``O Iraque reaviva as tensoes de 2 de agosto, após ter acusado o Kuwait de roubar seu petróleo cru', intitulou o jornal kuwaitiano Al-Watan.

Para o ministro kuwaitiano da Informaçao, Saad Ben Telfah al-Ajmi, ``as declaraçoes injuriosas e as acusaçoes do Iraque têm como objetivo fazer a regiao entrar em novas guerras e crises, criando problemas com seus vizinhos'.

``Rechaçamos essas acusaçoes. Nao podemos roubar o que está efetivamente em nosso território', contra-atacou o chefe da diplomacia kuwaitiana, Sabah Al-Ahmed Al-Sabah.

O ministro do Petróleo, Saud Nasser Al-Sabah, explicou que ``se trata de fato de um poço que faz parte de uma jazida compartilhada pelos dois países, com uma produçao de 43 mil barris diários (bpd)'.

``A ONU vigia nossas operaçoes', assegurou o ministro.

Segundo o subsecretário do ministério iraquiano do Petróleo, Fayez Chahin, ``o roubo acontece nos campos de Rumeila e Zubeir'.

O Iraque invadiu o Kuwait em agosto de 1990, após tê-lo acusado de ``roubar' seu petróleo no campo de Rumeila e de se apropriar de parte de seu território.

Uma coalizao internacional dirigida pelos Estados Unidos libertou o emirado sete meses mais tarde.

Ao ser entrevistado pela AFP, o Deputado kuwaitiano e chefe da comissao parlamentar de Relaçoes Exteriores, Mohamed Al-Saqr, afirmou que ``o regime iraquiano parece ter certo objetivo, mas a situaçao atual é muito diferente do que era em agosto de 1990'.

``Os iraquianos se acostumaram a criar crises e sao perfeitamente conscientes de que o Kuwait nao rouba seu petróleo', afirmou.

Outro Deputado, Jamis Eqab, afirmou que nao o surpreendiam as ``ameaças iraquianas', mas pôs em dúvida a capacidade do presidente Saddam Hussein de lançar um ataque.

``O regime iraquiano tem a intençao de repetir sua aventura de 1990, mas é claro que nao tem a capacidade', afirmou o Deputado.

Nos Estados Unidos, o porta-voz do Pentágono, Kenneth Bacon, afirmou que seu país observava ``muito cuidadosamente o Iraque, em particular neste período do ano, já que nos meses de agosto, setembro e outubro sao historicamente os períodos durante os quais Saddam Hussein decidiram atacar seus vizinhos ou seu próprio povo'.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;