Internacional Titulo
Imprensa oficial do Iraque chama Bush de 'idiota'
Da AFP
30/10/2002 | 09:05
Compartilhar notícia


Um jornal oficial iraquiano chamou esta quarta-feira de "idiota" o presidente norte-americano George W. Bush, acusando-o de tentar desmoralizar a Organização das Nações Unidas (ONU), cujo Conselho de Segurança continua dividido em relação a um projeto de resolução agressivo contra o Iraque.

"O não respeitável Bush confirmou que merece ser qualificado de idiota, tentando minimizar a importância da ONU e confiscar seu direito de decidir", escreveu o jornal al-Iraq.

Para o jornal, a recusa do Conselho de Segurança da ONU a votar o projeto de resolução americano levou Bush a "declarar-se disposto a lançar uma ação militar unilateral (contra o Iraque) independente do Conselho de Segurança".

"O governo de Bush trata a organização internacional como se fosse uma seção do Departamento de Estado americano", acrescentou al-Iraq em seu editorial, intitulado "Bush, o idiota".

Para o jornal As-Isaura, órgão do partido Baath no poder, as reservas expressadas por França, Rússia e China em relação ao projeto de resolução americano constituem "um fracasso total para a diplomacia dos Estados Unidos".

"A comunidade internacional, os membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU à frente, tem a responsabilidade histórica de opor-se à agressividade americana, em conformidade com o direito internacional", estima o diário.

Bush pediu mais uma vez segunda-feira à ONU que desarme o Iraque, insistindo em que se não houver uma ação da ONU, os Estados Unidos se encarregarão disso.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;