Política Titulo
Genoino sai do ostracismo dando aulas no Sindicato
Por Fabrício Calado Moreira
Do Diário do Grande ABC
26/02/2006 | 08:21
Compartilhar notícia


Afastado das atividades políticas desde julho do ano passado, quando renunciou à presidência do PT na esteira das denúncias sobre o chamado mensalão, o ex-presidente do partido e ex-deputado federal José Genoino, de certa forma, dá sinais de uma retomada da vida política. Logo após o Carnaval, no dia 1º de março, o petista, que é professor, começa a dar aulas de história política contemporânea a 50 alunos do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo. O convite foi feito pelo secretário-geral da entidade, Rafael Marques da Silva Júnior.

“Como nossa direção foi renovada, hoje boa parte dos nossos 237 dirigentes é gente que não tem uma formação política consolidada sobre a importância do sindicato, sobre a CUT, o PT e tudo que culminou na chegada do Lula à presidência”, diz o secrétario. Foi dele a idéia de procurar Genoino, que sempre manteve contato com o sindicato mesmo após renunciar. O  petista recebeu no ano passado a oferta do dirigente do sindicato José Lopez Feijó e do então secretário-geral Tarcísio Secoli e vem preparando as aulas desde então. O sindicato pagará o salário, mas ninguém, nem mesmo o próprio Genoino, revela o valor da remune-ração do ex-dirigente petista.

Segundo Marques, as aulas utilizarão textos de sociólogos do trabalho, da CUT (Central Única dos Trabalhadores) e do próprio PT. “O trabalho que ele vai desenvolver é com base na experiência dele na guerrilha, como parlamentar e presidente do PT. Buscamos uma ótica mais à esquerda”, revela o secretário.

O curso terá dez apresentações de oito horas em sete meses, sempre alternando os sábados, fora a primeira aula, na quarta-feira de Cinzas. A maioria dos alunos é da alta cúpula do sindicato, mas há funcionários do departamento jurídico e da coordenadoria de saúde, entre outras áreas.

Após o primeiro ciclo, o sindicato pretende incorporar os cursos à grade de formação da entidade. A permanência dele será decidida após o término das aulas, e já há discussões com a filósofa Marilena Chauí para desenvolver trabalhos de formação na área da Ética.

Recolhimento – Genoino anda recluso. Procurado, o petista não quis falar sobre as aulas que dará no sindicato. “Isso é um assunto privado, a diretoria me procurou, me propôs e eu topei”, resumiu o ex-dirigente, que não quis prolongar a entrevista. Amigos contam que Genoino anda deprimido e que as aulas foram a maneira de recolocá-lo de volta ao cenário. Acreditam que assim ele se animará para sair candidato a deputado federal nas eleições de outubro.

O advogado do petista, Luiz Fernando Pacheco, garante que Genoino não se afastou totalmente da política. “Ele tem agido como um militante normal dentro do PT, não diria que ele está distante”, afirma. Segundo Pacheco, o professor ainda não se decidiu sobre candidatura.

Sobre o patrimônio do petisa, o advogado cita um sobrado que Genoino tem há 20 anos no bairro do Caxingui, em São Paulo, avaliado em torno de R$ 80 mil, além de receber uma aposentadoria de cerca de R$ 6 mil como deputado. “Ele não é uma pessoa de bens”, conta. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;