Internacional Titulo
Katzav pede uniao em Jerusalém
Do Diário do Grande ABC
01/08/2000 | 09:18
Compartilhar notícia


O presidente eleito israelense, Moshe Katzav, declarou esta terça-feira que Jerusalém deve continuar unida sob a soberania de Israel, apesar de seu compromisso de nao envolver-se em política.

``Guardarei minhas idéias políticas para mim mesmo, mas nao posso apagá-las', declarou Katzav, do Likud, principal partido da oposiçao de direita, um dia depois de sua surpreendente vitória sobre o candidato trabalhista Shimon Peres na votaçao do Parlamento para eleger o chefe do Estado.

A questao de Jerusalém é o principal obstáculo para a conclusao de um acordo de paz entre israelenses e palestino. As divergências sobre a soberania da Cidade Santa provocaram o fracasso do encontro de cúpula de Camp David no mês passado.

Israel, que ocupou e anexou o setor leste da cidade em 1967, proclamou Jerusalém sua ``capital unificada e eterna' em 1980, fato que a comunidade internacional nao reconhece.

Por sua parte, os palestinos querem fazer de Jerusalém Leste a capital de seu futuro Estado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;