Cultura & Lazer Titulo
Planeta Terra termina em confusão
Por Ângela Corrêa
Do Diário do Grande ABC
09/11/2009 | 07:05
Compartilhar notícia




O show do roqueiro veterano Iggy Pop era o mais aguardado do festival Planeta Terra, realizado anteontem no Playcenter, em São Paulo, que tinha ainda como destaques os norte-americanos do Sonic Youth e os britânicos do Primal Scream. Mas foi justamente quando, no auge da simpatia, o líder dos Stooges convocou parte do público para juntar-se a ele ao palco, que deu-se início à pancadaria. Os fãs que tentavam pular a grade para atender ao pedido do ídolo foram agredidos pelos seguranças. Os repórteres fotográficos que tentaram registrar as cenas foram violentamente impedidos. Entre os profissionais agredidos, estava o fotógrafo Sérgio Alberti, freelance do Diário.

"Vi um fotógrafo estirado e tentei fazer a imagem. Foi quando fui agarrado pelo pescoço e levei uma ‘gravata'. Também levei chutes e socos", conta Alberti, que teve apenas leves escoriações. Renato Luiz Ferreira e Thiago Queiroz, que estavam a serviço do jornal O Estado de São Paulo, também foram vítimas da truculência. O primeiro chegou a desmaiar depois de levar uma "gravata". Pelo menos três homens agrediram diretamente os profissionais.

Além dos ferimentos, os profissionais tiveram prejuízos materiais. Alberti teve parte de seu equipamento destruído ao ser empurrado. "Um dos seguranças agarrou a minha câmera. Quando caí, a lente, que estava dentro da bolsa, quebrou". A teleobjetiva Canon 70-200 tem preço de mercado aproximado de R$ 4.500.

A empresa responsável pela organização do festival, a BFerraz Full Promotion, reconheceu que os seguranças exageraram na truculência e se comprometeram a ressarcir os prejuízos.

Alberti relata ter visto inúmeras pessoas sendo agredidas. "Eles já estavam agindo de maneira truculenta antes de Iggy Pop chamar o público. Houve também uma ocorrência no show do Primal Scream", diz o fotógrafo, que registrou boletim de ocorrência e estuda entrar com processo por agressão. (com agências)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;