Setecidades Titulo Fiscalização
Observatório da Educação auxilia Tribunal de Contas

Projeto educacional, parceria do Diário com a USCS, é convidado para aperfeiçoar indicador criado pelo órgão de fiscalização de ações públicas

Beto Silva
Do Diário do Grande ABC
19/11/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


O Observatório da Educação do Grande ABC, parceria do Diário com a USCS (Universidade Municipal de São Caetano), participa de grupo de discussões do TCE (Tribunal de Contas do Estado) que desenvolve o IEGM (Índice de Efetividade da Gestão Municipal). O indicador visa medir a eficiência dos gastos públicos dos 644 municípios paulistas – exceto a Capital.

Os professores Leandro Prearo e Paulo Sérgio Garcia representam o Observatório nos debates. O primeiro encontro ocorreu dia 12, quando o corregedor do TCE, Sidney Beraldo, convidou para a discussão especialistas e técnicos de sete áreas avaliadas pelo indicador: Educação, Saúde, Planejamento, Gestão Fiscal, Meio Ambiente, Proteção dos Cidadãos e Governança da Tecnologia da Informação.

Os educadores da USCS colaboram com sugestões para aperfeiçoamento do IEGM. As primeiras ideias já foram apresentadas. “O Tribunal de Contas tem usado série de variáveis para medir a qualidade da Educação. Percebemos que os patamares de investimentos das prefeituras de algumas cidades não batem com a qualidade do ensino oferecido nesses municípios. Sugerimos metodologia mais adequada para os índices chegarem mais perto da realidade”, discorre Leandro Prearo.

A partir de agora, agenda de reuniões técnicas será planejada para aprimorar o IEGM. “A ideia é que o Tribunal de Contas não se limite a julgar, mas também possa auxiliar os municípios a incorporarem modelos de gestão mais efetivos”, frisa o professor.

Por meio do trabalho do Observatório da Educação, o Diário já publicou, desde março, três estudos sobre o ensino aplicado nas escolas da região. Os suplementos trouxeram à tona dados estatísticos e avaliação da qualidade do serviço prestado pelos municípios e pelo Estado. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;