Cíntia Bortotto Titulo Carreira
Viagem a trabalho: você sabe se comportar?
Cíntia Bortotto
02/11/2015 | 07:09
Compartilhar notícia


Pessoal, há tempos não aproveito esta coluna para falar sobre etiqueta. Há uma série de regras e protocolos que se deve obedecer no ambiente de trabalho, e regras também se aplicam quando você é designado para realizar uma viagem pela empresa. Cuidado, pois as gafes em viagem podem ser fatais para sua imagem corporativa.

Afinal de contas, até que ponto pode-se fazer turismo? O que vestir? E a conta do frigobar? Erros em eventos como este podem comprometer seu futuro dentro e fora da companhia.

Essas situações também podem afetar a empresa. As gafes ou viagens mal organizadas podem trazer grandes impactos, como o vazamento de informações, a baixa produtividade e até mesmo um investimento que não terá resultados. A companhia deve ter uma política para viagens, para que o funcionário seja orientado e saiba como proceder em diversas situações.

Não é ético aproveitar a viagem e o networking para buscar novas oportunidades. Fazer networking durante a viagem é positivo, mas procurar emprego em outras empresas é uma gafe. Quando o empregador perceber que o colaborador está em uma viagem de trabalho, vai pensar que ele poderá fazer a mesma coisa no novo emprego.

Fazer passeios em vez de trabalhar, nem pensar! Isso é terminantemente proibido, viagem a trabalho é viagem a trabalho. Passeios só são permitidos se houver um feriado ou um fim de semana no meio do trabalho. Jamais fale mal da empresa ou dos colegas. Outro ponto importante é tomar cuidado com detalhes confidenciais e comerciais durante a viagem.

Uma das gafes mais pesadas é usar verba da empresa para compromissos pessoais. As regras para viagens devem ser informadas ao profissional. Tudo deve ficar muito claro entre empresa e colaborador. Algumas empresas oferecem uma ‘compensação singela’, já que o colaborador vai ficar fora de casa e ele pode utilizar a verba da forma que preferir. Meu conselho é seguir a política de viagens da empresa. Programas pessoais, como cinema, teatro, compras e hospedagem extra, devem ser pagos com o próprio dinheiro.

Não abuse dos benefícios. No entanto, algumas atitudes, como usar o telefone para ligações pessoais, são vistas como naturais pelos especialistas. Vamos lembrar que a pessoa está fora de casa e precisa saber como as coisas estão.

O que não pode é haver abuso

Cuidado também para não utilizar roupas inadequadas. Lembre-se de que você está na viagem como profissional e sua imagem como tal está em questão. Enquanto está trabalhando, o profissional representa a empresa. Quando você está fora de seu ambiente de trabalho, pensa que pode fazer o que deseja.

Se você está indo a uma viagem de trabalho, aproveite esta oportunidade para alavancar sua carreira e, cuidado, seja sempre profissional. Siga confiante e boa sorte!
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;