Economia Titulo
Estagiário ou efetivo: qual a melhor escolha?
Por Lucas Tieppo
Especial para o Diário
26/04/2009 | 07:04
Compartilhar notícia


Uma dúvida está sempre presente na cabeça do empregador quando surge a necessidade de contratação para o quadro de funcionários: contratar um estagiário ou um trabalhador registrado sob regime da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho)?

Para Simone Domingues, sócia e diretora da Trade Contabilidade, o empregador deve pesar os prós e contras de cada caso. "Contratar um estagiário é mais vantajoso quando se pensa nos encargos, pois além de ter custo bem mais baixo, não requer vínculo trabalhista e o contrato pode ser rescindido sem prévio aviso pelas duas partes. Já na contratação de um funcionário registrado a empresa tem a vantagem de não correr riscos , já que está tudo regularizado, apesar dos encargos, como 13º salário, FGTS, licença-maternidade e doença, adicional em horas extras, entre outros benefícios, serem mais pesados", explicou.

"Porém, com a nova lei do estágio, a carga horária foi reduzida para seis horas diárias, o que pode complicar para o empregador, já que ele utiliza a estrutura da empresa e fica responsável por determinadas tarefas, que na maioria das vezes necessitam de um profissional que fique mais tempo no trabalho. Eu acredito que a lei prejudicou tanto o estagiário quanto a empresa", advertiu Simone, que também lembrou que o empregador deve regularizar a situação do estagiário perante a Previdência Social e providenciar o seu seguro contra acidentes pessoais.

Simone ressaltou que tinha estagiários entre seus funcionários, porém teve que trocá-los por trabalhadores registrados pela questão da carga horária reduzida. "Para minha surpresa, desde que a nova lei entrou em vigor muitas empresas passaram a contratar funcionários registrados, mas creio que essa mudança depende muito do ramo em que a empresa trabalha", explicou.

Para Simone, trabalhar sob o regime da CLT deixa o trabalhador mais seguro. "O funcionário tem mais segurança para trabalhar, já que ele tem mais oportunidades, benefícios e também sabe que seus direitos trabalhistas estão garantidos. Se sente mais reconhecido e trabalha mais satisfeito, o que também é bom para a empresa. Já para o estagiário, apesar da bolsa ser menor, o ponto positivo é a carga horária reduzida, que facilita nos estudos", ponderou.

Outro ponto negativo para Simone quando se contrata um estagiário é o fato de não existir qualquer vinculo empregatício. "Existe também a questão do tempo de aprendizagem que o estagiário necessita dentro de uma empresa, que treina e forma seu funcionário e ele pode ir embora sem que a companhia seja ressarcida", finalizou.  (Supervisão Marcos Seabra)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;