Setecidades Titulo Saúde
Campanha cobra direitos para portadoras de câncer de mama

Daniel Macário
Especial para o Diário
07/12/2014 | 07:01
Compartilhar notícia


Campanha lançada no fim de novembro pela Femama (Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama), tem como objetivo melhorar o atendimento a mulheres portadores de câncer nos seios em estágio avançado no País. Batizado de Para Todas as Marias, o projeto visa garantir o atendimento igualitário às pacientes brasileiras.

A campanha surgiu da necessidade de ampliar o debate sobre a igualdade dos direitos no Brasil e foi lançada oficialmente no primeiro Ciclo de Debates sobre Câncer de Mama para Parlamentares, realizado no mês passado em Porto Alegre. “Há uma grande defasagem em relação ao que os médicos podem oferecer para uma e para outra paciente devido à demora na incorporação de novos medicamentos pela Conitec (Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS – Sistema Único de Saúde). Além disso, também é muito demorada e burocrática a aprovação de estudos clínicos para todas as pacientes de câncer no Brasil em relação a outros países, o que diminui as opções de tratamento”, comenta a presidente da Femama, a mastologista Maira Caleffi.

A especialista alerta sobre a importância do acesso às terapias de combate à doença. “É preciso garantir às pacientes as opções mais modernas por meio do SUS. As mulheres com câncer de mama metastático estão sendo discriminadas na Saúde pública em relação àquelas que contam com convênio.”

O cronograma do projeto prevê eventos em diversas regiões do País para a divulgação do trabalho feito pela federação, por meio do Ciclo de Debates sobre Câncer de Mama para Parlamentares. “Esse programa agora passa a ter edições regionais, com debates em Assembleias Legislativas para fomentar a discussão sobre acesso ao tratamento de câncer de mama avançado e o que pode ser feito em nível regional para melhorar a realidade das pacientes com metástase, que hoje não têm direito a utilizar medicamentos modernos pelo SUS”, explica a mastologista.

A campanha pretende gerar grande mobilização também por meios digitais. Para isso, o site www.paratodasasmarias.com.br reúne informações sobre direitos das mulheres com câncer de mama avançado, vídeos com depoimentos de pacientes e um geolocalizador com a indicação de instituições filantrópicas de apoio a portadoras da doença. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;