Cultura & Lazer Titulo São Caetano
Histórias do exílio em documentário gratuito
Sara Saar
Especial para o Diário
29/10/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Cinco políticos anônimos compõem o documentário "Dos Filhos Deste Solo - Outras Histórias do Exílio", à disposição para consulta na biblioteca da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (Avenida Goiás, 3.400).

Tendo como cenário a ditadura militar (1964-1985), o filme mostra relatos de pessoas que se envolveram com organizações de esquerda, opostas ao regime, e precisaram se exilar em diferentes países. Entre os pontos abordados em 26 minutos de documentário estão as experiências de adaptação às novas culturas e o retorno ao Brasil.

Um dos entrevistados é Ana Corbisier, que se exilou em Cuba e ainda teve de se esconder no Nordeste brasileiro. A militante permaneceu dez anos afastada dos filhos, que na época estavam com 4 e 7 anos.

Outro personagem do filme é Aparecido Faria, que deixou o País como operário do Grande ABC e se tornou doutor em Economia. É possível ainda conhecer as trajetórias de Luis Cardoso, Samuel Iavelberg e Vera Tude.

O documentário é uma produção de jornalistas da USCS: Robson Conceição, Carolina Pontes, Iara Fontinelli, Rafael Lopes, Camila Coutinho e Daniele Busatto.

Quem se interessar em assistir ao filme deve agendar horário por meio do telefone 4239-3205. (Supervisão Melina Dias)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;