Esportes Titulo Jogos Abertos
Atletas trazem a casa para o alojamento
Lucas Tieppo
Especial para o Diário
07/10/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Durante os 11 dias dos 73º Jogos Abertos do Interior, em São Caetano, os 16 mil atletas e dirigentes que participarão da mais importante competição esportiva inter cidades da América Latina terão grande mudança na rotina. Boa parte deles deixou para trás o conforto de suas casas para morar provisóriamente em 93 alojamentos montados em escolas públicas, clubes e instituições diversas da cidade.

A delegação de Santos, cidade com o maior número de títulos dos Abertos, com 25 conquistas, começou a ocupar ontem, com malas, travesseiros, colchões e cobertores, a escola Alcina Dantas Feijão. Chegaram cerca de 80 atletas, de uma delegação que terá 490 pessoas.

Para Vanessa Oliveira, do time de basquete feminino santista, tudo era novidade. Ela é caloura nos Abertos. "Ficar alojada será uma rotina bem diferente para mim, pois é a primeira vez que viajo para disputar a competição", afirmou.

Para enfrentar o período de longe de casa, Vanessa,encheu a mala cheia. "Trouxe uniforme, roupa de cama, livros, tocador de MP3 e muita roupa de frio, já que não sei como é o tempo aqui."

Elizabeth Gomes, que competirá no Atletismo PPD (para portadores de necessidades especiais) no arremesso de peso, dardo e disco já está acostumada com a rotina nos alojamentos. "É a décima vez que participo dos Abertos e já me acostumei, e não tenho mais problemas."

Cadeirante, Elizabeth lembrou que já enfrentou dificuldadades de locomoção em outras cidades. "Às vezes é complicado pela falta de acessibilidade em alguns alojamentos, mas este (Alcina) é muito bom , aí fica mais fácil", ressaltou.

BOXE - A dupla de pulgilistas santista Ivani Ferreira, da categoria até 54kg, e Pamela Masseru, até 51kg, afirmaque o convívio com os atletas ajuda na busca pelos resultado. "A gente vai dividir o quarto com a equipe de Taekwondo e esse contato ajuda a elevar a autoestima. Quando precisa a gente dá uma força", afirmou Ivani, que se despede dos Abertos nesta edição.

Enquanto Ivani garante ter trazido o guardaroupas "embutido" na mala, Pamela usará o tempo livre para colocar os estudos em dia. "Trouxe o material, senão fico muito atrasada", brincou. (Supervisão Nilton Valentim)

Na Apae, atletas de mais de 90 cidades dividem o espaço

O alojamento coletivo montado no Centro de Convenções da Apae de São Caetano, que abrigará cerca de 90 delegações em 1.300 leitos, recebia 600 atletas na tarde de ontem.

Ana Flávia Lourenço, do time de vôlei feminino de Cristais Paulista, jogava baralho com as companheiras de equipe. "Chegamos hoje (ontem) e já arrumamos as camas. Trouxemos baralho, livros, celular, aparelho de DVD e tocador de MP3 para ocupar nas horas livres", afirmou.

Cristais Paulista competirá em apenas duas modalidades. Além do vôlei, disputa a malha.

Esta será a segunda participação de Ana Flávia nos Abertos. "Esse ano vai ser diferente, porque em 2008 ficamos em uma casa e não tinha tanta gente", lembrou.

Maicon Leal, do time de vôlei de Olímpia, criticou o alojamento coletivo. "É horrível, pois a gente quase não tem privacidade", afirmou.

Porém, Maicon procura alguma vantagem. "É bom para ficar de olho nas mulheres", brincou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;