Setecidades Titulo Dengue
Dengue: vasos são os vilões na região
Por Emerson Coelho
Do Diário do Grande ABC
15/10/2008 | 07:06
Compartilhar notícia


Estudo realizado pela Secretaria de Estado da Saúde em cerca de 2,5 milhões de imóveis apontou que os maiores vilões da dengue são os vasos de plantas.

No Grande ABC a situação não é diferente nas cinco cidades da região, com exceção de Rio Grande da Serra e Ribeirão Pires, mais de 44% dos casos de infestação são provenientes da água parada nos vasos ou em seus respectivos pratos.

As vistorias foram realizadas durante todo o ano de 2007. A pesquisa, que contou com o auxílio da Sucen (Superintendência de Controle de Endemias), mostra que do total de amostras que deram positivo para o mosquito transmissor da dengue (Aedes aegypti), 28,9% estavam em vasos, pratos ou outros tipos de recipientes associados para ornamentação de ambientes.

Já na Capital, o principal responsável pela infestação da dengue foram as caixas d'água e reservatórios, responsáveis por 44,2% do total de recipientes que sinalizaram positivo durante o estudo.

Outros tipos de materiais, como latas, frascos, plásticos e entulho, responderam por 13,1% dos casos. Caixas e reservatórios representaram 10,3% do total.

Os recipientes fixos dos imóveis, como calhas, lajes, ralos e fontes, representaram 8,9% dos focos, e pneus, 6%. Bebedouros de animais responderam por 5,5% do total, e tocos de árvores 2,4%.

A secretaria informou que, de janeiro a setembro deste ano, houve no Estado 7.125 casos de dengue autóctones (transmitida no próprio município), o que representa uma queda de 92,1% em relação ao mesmo período de 2007.

No caso dos pratos dos vasos, a recomendação é removê-los.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;