Cultura & Lazer Titulo Homenagem
Mostra em São Caetano
celebra trabalho de Gyarfi

Morador de Sto.André, mestre impressor tem se
dedicado ao universo da litogravura há 4 décadas

Luís Felipe Soares
23/10/2013 | 07:15
Compartilhar notícia
Andréa Iseki/DGABC


A sensibilidade para transformar a visão de artistas em belas gravuras não é para todos. Olhar especial e coração aberto são algumas características que credenciam esse profissional com o estimado título de mestre. Morador de Santo André, Roberto Gyarfi, também conhecido como Alemão, tem se dedicado ao universo da litogravura há quatro décadas, tornando-se uma das figuras mais respeitadas do meio. Sua trajetória será celebrada na exposição 'Roberto Gyarfi – Mestre Impressor', em cartaz a partir de hoje à noite, às 19h, na Pinacoteca Municipal de São Caetano. A visitação é gratuita.

As obras de Gyarfi são referência na litogravura, processo que consiste na reprodução de uma imagem por meio de uma matriz. No caso, as réplicas são feitas em cima de uma pedra calcária.

A ideia da mostra é celebrar os 40 anos de trabalho do homenageado com a técnica. Cerca de 130 fragmentos estão espalhados pela Pinacoteca, havendo espaço para projetos de nomes como Aldemir Martins, Anna Maria Maiolino, Ubirajara Ribeiro e Maria Bonomi. Além dos artistas nacionais, o acervo é complementado por ilustrações de algumas figuras internacionais que cruzaram o caminho de Gyarfi.

“O especial dele (Gyarfi) é a sensibilidade única e a tenacidade. Ele consegue perceber o que o artista deseja passar em sua obra e isso parece tornar as coisas ainda melhores. Você percebe sua capacidade de pegar as nuances necessárias e as coloca nas impressões”, explica Neusa Schilaro Scaléa, curadora da atração.

Um ponto importante considerado na exposição é o trabalho social realizado pelo impressor ao longo dos anos. A parte central dá atenção a projetos coletivos aos quais ele tem participado recentemente. “Ele trata com o mesmo carinho os projetos de figuras renomadas, casos de Gilberto Salvador e Caribé, e as ilustrações de seus alunos de 8 anos. O capricho não muda”, afirma a curadora.

Desenvolvida em espiral, a montagem coloca nas extremidades as obras de amigos, sendo que muitos fizeram questão de emprestar seus fragmentos especialmente para a mostra. A presença de prensa litográfica manual alemã datada de 1870 deve chamar a atenção. Segundo Neusa, “não é algo cronológico. Prestamos homenagem ao trabalho dele, principalmente no Grande ABC, que merece reverência.”

Roberto GyarfiMestre Impressor – Exposição. A partir de hoje, às 19h. Na Pinacoteca Municipal de São Caetano – Av. Dr. Augusto de Toledo, 255. Tel.: 4223-4780. Seg. a sex., das 9h às 17h; sáb., das 9h às 13h. Grátis. Até 10 de janeiro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;