Política Titulo
PT: Ricardo Berzoini quer expulsar Sílvio Pereira e Delúbio Soares
Por
21/07/2005 | 00:26
Compartilhar notícia


O secretário-geral do PT, deputado Ricardo Berzoini (SP), defendeu nesta quarta-feira a expulsão do partido de seu antecessor, Sílvio Pereira, e do ex-tesoureiro da sigla, Delúbio Soares. Propôs também abertura de comissão de ética interna para apurar o suposto envolvimento de outros petistas, entre eles o ex-presidente da Câmara, João Paulo Cunha (SP), no esquema do mensalão.

Análise parcial de dados bancários das empresas do publicitário Marcos Valério feita pela CPI dos Correios revelou pagamentos em dinheiro que beneficiaram direta ou indiretamente pelo menos três deputados federais do PT: João Paulo Cunha, o líder do PT na Câmara, Paulo Rocha (PA), e Josias Gomes (BA). "Eu, pessoalmente, defendo a exclusão porque eles (Delúbio e Pereira) abusaram da confiança política que é outorgada à Executiva", disse Berzoini. "Eles não deram à Executiva e ao Diretório Nacional conhecimento do tipo de gestão que estavam fazendo".

Em relação aos demais deputados do PT cujos nomes pessoas ligadas a eles aparecem entre os que sacaram dinheiro das contas da SMP&B de Marcos Valério, Berzoini defendeu que eles dêem explicações à comissão de ética do PT. "Qualquer petista sobre o qual houver acusação tem de ser levado à comissão de ética", afirmou. "Esses parlamentares devem claras e efetivas explicações à sociedade, ao Ministério Público, à Justiça e ao próprio PT."

O secretário-geral do PT, porém, ressalvou que não se pode fazer prejulgamento. "Não se pode culpar sem apurar comprovação", observou, destacando a necessidade de que as investigações ocorram com "serenidade e tranqüilidade". E insistiu: "Eles precisam dizer qual o significado da menção de seus nomes." Entre os deputados petistas que aparecem como beneficiados dos saques, Josias Gomes é o único que teria sacado pessoalmente recursos. Num espaço de sete dias, entre agosto e setembro de 2003, o deputado compareceu à agência do Banco Rural no Shopping Brasília e fez duas retiradas de R$ 50 mil. Nesta quinta-feira, Gomes foi o único petista a se manifestar sobre o assunto.

Em nota, ele confirma que recebeu R$ 100 mil. "Recebi orientação do companheiro Delúbio Soares de ir ao Banco Rural receber uma contribuição para o PT da Bahia honrar seus compromissos", escreveu Gomes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;