Cultura & Lazer Titulo
João Bosco: banquinho, violão e banda em Sto.André
Por Dojival Filho
Do Diário do Grande ABC
10/09/2005 | 07:58
Compartilhar notícia


Um dos nomes mais reverenciados da música popular brasileira, o cantor e compositor João Bosco, se apresenta neste sábado, às 20h, no Espaço de Eventos do Sesc Santo André. Além do banquinho e de seu inseparável violão, ele subirá ao palco acompanhado por Nelson Faria (guitarra e violões), Kiko Freitas (bateria) e Ney Conceição (baixo). Os ingressos vão de R$ 7 a R$ 20.

Na parte do show dedicada aos trabalhos mais recentes, João Bosco irá mostrar as canções de Malabaristas do Sinal Vermelho, seu último CD de estúdio, lançado em 2002. Mesmo composto por canções inéditas, o álbum, saudado pela crítica especializada como um dos melhores da carreira do músico, tem um caráter retrospectivo.

A definição se explica pelo fato de que as músicas contêm elementos bastante utilizados na obra de João Bosco. Há espaço para a preocupação com a realidade social brasileira, expressa na faixa-título; para a africanidade, explicitada na versão de Andar com Fé, de Gilberto Gil; o samba azeitado (Terreiro de Jesus); e, ainda, o samba-canção (Não me Arrependo de Nada). Durante o show, essas canções se juntam às pérolas produzidas em parceria com Aldir Blanc, como Nação, Tiro de Misericórdia, Memória de Pele, Jade e Papel Maché, todas velhas conhecidas do público.

Instrumentista virtuoso e mestre nas divisões rítmicas, João Bosco estabeleceu contato com o universo musical ainda na infância. Incentivado pela família, repleta de músicos, ele começou a tocar seus primeiros acordes aos 12 anos, em Minas Gerais, seu estado natal. Anos mais tarde ingressou na Faculdade de Engenharia Metalúrgica de Ouro Preto, e, sem abandonar os estudos, dedica-se ao violão, atraído, principalmente, por jazz, bossa nova e tropicalismo.

Um de seus primeiros parceiros foi o poeta Vinicius de Moraes (1913-1980), que o encorajou a se mudar para o Rio. Entre as composições da dupla destacam-se Rosa dos Ventos, Samba do Pouso e O Mergulhador.

O Bêbado e o Equilibrista - Em 1971, conheceu o letrista Aldir Blanc, com quem iniciou uma série de parcerias geniais, como Bala com Bala, De Frente pro Crime, Kid Cavaquinho, Caça à Raposa, Falso Brilhante e O Bêbado e o Equilibrista. No ano seguinte, terminou a faculdade e se transferiu definitivamente para o Rio, onde gravou sua primeira música, Agnus Sei (parceria com Aldir), no lado B do Disco de Bolso, lançado pelo jornal O Pasquim.

O lado A era preenchido por um dos maiores sucessos do maestro Antônio Carlos Jobim (1927-1994), Águas de Março. Nas décadas de 80 e 90, depois de encerrar a parceria com Aldir Blanc, passou a atuar freqüentemente como cantor e encontrou outros parceiros como Capinam e Wally Salomão, Antônio Cícero, além do filho poeta, Francisco Bosco.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;