Setecidades Titulo
Estado faz mutirão do lixo eletrônico
Isis Mastromano Correia
Adriana Ferraz
29/10/2008 | 07:18
Compartilhar notícia


Um mutirão para arrecadar lixo eletrônico será realizado amanhã em cinco dos sete municípios da região e em mais outras 367 cidades do Estado.

A iniciativa é da Secretaria de Estado do Meio Ambiente que pretende alertar sobre a destinação correta desse tipo de material.

O lixo eletrônico é composto por baterias de celulares, pilhas e os aparelhos eletrônicos em si.

Descartados junto ao lixo comum, podem trazer danos irreversíveis à natureza e à Saúde.

A maior parte desses produtos contém metais pesados como cádmio, arsênio, chumbo e mercúrio, substâncias tóxicas que em contato com o solo podem contaminar até o lençol freático.

Urnas para que o lixo eletrônico seja depositado estarão disponíveis em diversos pontos das cidades como supermercados e terminais rodoviários (confira os endereços no quadro ao lado).

Todas as 89 estações da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), as do Metrô e os terminais da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) terão pontos de coleta.

Este é o sexto e último mutirão do lixo eletrônico realizado neste ano. A expectativa é de que sejam arrecadadas 10 mil toneladas de materiais.
"A reciclagem de papel, lata, vidro e plástico é mais difundida. Com a era da computação, o problema com o lixo eletrônico se agravou. Agora as pessoas sabem que é preciso agir nesse sentido (de reciclar), pois esse tipo de produto gera prejuízo à saúde e ao meio ambiente", explica a coordenadora do mutirão, Ana Silvia Guioti.

Todo o material coletado será reunido em um evento no dia 13 de dezembro no Parque Villa Lobos, na Capital, e depois será despachado para reciclagem na Bélgica.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;