Cena Política Titulo Cena Política
Tira-teima em Sto.André e Mauá

O cidadão de Santo André ou de Mauá que, por algum acaso, não soube os desdobramentos da política

Raphael Rocha
21/07/2018 | 07:14
Compartilhar notícia


O cidadão de Santo André ou de Mauá que, por algum acaso, não soube os desdobramentos da política nessas cidades pode achar que nada mudou. Isso porque os protagonistas da eleição de 2008 nesses municípios estão de volta, líderes nas pesquisas de intenções de voto. Em Santo André, Aidan Ravin (Podemos) e Vanderlei Siraque (PCdoB) travaram uma disputa histórica pela Prefeitura há dez anos, vencida por Aidan no segundo turno. Em Mauá, Oswaldo Dias (PT) e Chiquinho do Zaíra (Avante) também concorreram ao Paço em 2008, corrida vencida pelo petista. Curiosamente, todos agora disputam uma cadeira de deputado estadual. E, pesquisas informais de intenções de voto apontam que Siraque lidera em Santo André, com Aidan na segunda posição. Em Mauá, Oswaldo é o mais lembrado, seguido de Chiquinho. Desta vez, porém, a vitória de um não exclui a possibilidade de triunfo do outro, porque são 94 cadeiras na Assembleia.

Indicativos
Ex-vereador e ex-secretário em Diadema, Manoel José da Silva, o Adelson (PSB), mostrou na noite de quinta-feira que está no apoio à dobrada de Regina Gonçalves (PV), a federal, e de Márcio da Farmácia (Podemos), a estadual. Ele organizou uma atividade com os dois pré-candidatos do governo Lauro Michels (PV) no pleito deste ano. Além de indicar proximidade com Lauro, a atividade de Adelson mostra também que o diretório do PSB de Diadema está longe da união em torno das pré-candidaturas dos vereadores Célio Boi (PSB), a federal, e Marcos Michels (PSB), a estadual.

Suplicy em Diadema
Vereador de São Paulo e pré-candidato do PT ao Senado, Eduardo Suplicy esteve ontem em Diadema para conversar com eleitores da cidade, na região central do município. Suplicy tem largo histórico de boas votações em Diadema, inclusive em 2014, quando perdeu a reeleição, à época para José Serra (PSDB).

Confirmou
Presidente do Sintracom (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Construção) em São Bernardo e Diadema, Ademilson Oliveira (PT) vai lançar oficialmente sua pré-candidatura a deputado federal. A atividade acontece a partir das 14h, no diretório do PT em São Bernardo, na Rua Tapajós, na região central.

Força
Durante o anúncio da pré-candidatura a deputado federal do vice-prefeito de São Bernardo, Marcelo Lima (PSD), o prefeito Orlando Morando (PSDB) fez questão de mostrar que o projeto eleitoral do pessedista conta com forte apoio da base de sustentação. Tanto que apareceram no ato os vereadores Pastor Zezinho Soares, Alex Mognon, Ary de Oliveira, Pery Cartola (todos do PSDB), os parlamentares Reginaldo Burguês (PSD) e Fran Silva (SD), além da suplente Lia Duarte (PSDB).

Testemunho
Testemunhas da acusação afirmaram à 4ª Vara Criminal de São Bernardo, que analisa as acusações contra o vereador Mario de Abreu (PSDB), que não conhecem o parlamentar nem tiveram contato com o político. Mario foi denunciado, junto a outros ex-servidores, de vender cargos e licenças ambientais quando foi secretário de Gestão Ambiental. Está foragido porque a Justiça entendeu que pessoas de seu grupo político teriam ameaçado testemunhas e decretou sua prisão.

Olho na foto
Chamou atenção uma foto na qual Silvana Silva, militante histórica do PT e que deixou o partido rumo ao Avante, aparece ao lado de Ailton Lima (PSD), ex-vereador de Santo André, ex-secretário de Desenvolvimento Econômico e pré-candidato a deputado federal em outubro. Silvana saiu do petismo no mesmo período em que o ex-deputado federal Vanderlei Siraque também se desfiliou, indo para o PCdoB. Silvana já exerceu mandato de vereadora em Santo André, mas nunca foi eleita. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;