Memória Titulo Memória
A Revolução Francesa e a Rhodia em Santo André
Ademir Medici
14/07/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


“Delinearam-se os traços fundamentais de uma humanidade nova, mais consciente, mais esclarecida e mais generosa.”

Cf. O Estado de S. Paulo, 14-7-1918, a respeito da Revolução Francesa, cujo marco deu-se em 14 de julho de 1789, com a tomada da prisão da Bastilha, o que causou profundas mudanças no governo francês.

O Brasil lembrava, com maior destaque, o que foi a Revolução Francesa e os seus reflexos mundiais a partir do século 18.

Há um século, em São Paulo, a data mereceu longos artigos nos jornais. A colônia francesa promovia vários atos, como a colocação de uma coroa no monumento de Sadi-Carnot, localizado no Cemitério da Consolação, em homenagem aos seus compatriotas mortos na guerra.

No mesmo ano de 1918, uma missa foi celebrada na igreja Sagrado Coração de Jesus, em intenção dos soldados franceses que tombaram em defesa da Pátria.

No Carlton Hotel, da Rua Líbero Badaró, senhoritas francesas serviram um lanche às famílias dos soldados que combatiam na Europa durante a Primeira Guerra Mundial, e aos que morreram.

SANTO ANDRÉ

A matriz francesa da Rhodia adquirira, em 1914, terreno em Santo André. Iniciava-se a guerra. E somente um ano após o fim do conflito, em 1919, a Rhodia construiu nesta área, no Vale do Tamanduateí, a poucos metros da estação ferroviária, o primeiro prédio da sua filial brasileira, com o envio de técnicos franceses que iniciariam a produção de lança-perfumes.

E a cada 14 de julho, as três primeiras unidades Rhodia de Santo André – a Química, a Têxtil e a Valisère – paravam para lembrar a Queda da Bastilha. O sotaque francês ganhava vulto no velho São Bernardo. E memoráveis manifestações se inseriam no mapa das festividades da cidade, como se verá.


Parron, por ele mesmo

Texto: Milton Parron

Neste fim de semana resolvi me promover um pouco, coisa que nunca fiz nos 36 anos em que o programa Memória está no ar.

Tenho em meus arquivos pessoais uma quantidade imensa de entrevistas e de reportagens que fiz ao longo de 65 anos de rádio. 

Em Roma tive a oportunidade de entrevistar vários artistas, cantores e atores/atrizes do cinema. Lá estive em 1971, 1972 e 1973 para transmitir a missa de Páscoa celebrada pelo papa, na ocasião Paulo VI.

Ocorre que para acerto de linhas de transmissão, credenciamento junto ao Vaticano e local para instalação dos equipamentos eu sempre chegava uma semana antes, portanto, com tempo suficiente.

Para não ficar na ociosidade, me punha a ‘inventar moda’, ou seja, carregava pedra quando podia descansar. Foi assim que consegui, com muito menos dificuldade do que agendar entrevistas com os fabulosos artistas daqui, agendar encontros com Virna Lisi, Pâmela Tiffin, Vittório Di Sicca, Claudia Cardinale, Giuliano Gemma, Claudio Villa, Sergio Endrigo, Sofia Loren, Gina Lollobrígida e Sílvia Koscina.

No programa Memória deste fim de semana vou apresentar as entrevistas que fiz com Sofia, Gina e Sílvia. Futuramente apresentarei algumas outras com os citados artistas.

Rádio Bandeirantes AM (840) e FM (90,9) – Memória. A título de autobiografia. Produção e apresentação: Milton Parron. Hoje, às 23h, com reprise amanhã, às 5h da madrugada.

Diário há 30 anos

Quinta-feira, 14 de julho de 1988 – ano 31, edição 6804

Ribeirão Pires – O Ribeirão Pires FC comemora 77 anos de fundação.

Memória – Sindicalismo em Utinga.

Guido Fidelis (Crônica) – É perdoando que se é perdoado.

Em 14 de julho de...

1918 – Intitulando-se ‘Mocidade Serrana’, cinco esportistas do Alto da Serra (Paranapiacaba) saúdam Amilcar e Casemiro, “ilustres campeões brasileiros” (de futebol). Provavelmente eles se referiam a Casemiro González e Amilcar Barbuy, jogadores do Corinthians.

Assinam a mensagem: Benedicto Amaral, Vicente Rodrigues, Antonio Carvalho, Francisco Presas e Júlio Rodrigues.

Nota – É possível que Amilcar e Casemiro fossem ferroviários, daí a manifestação dos colegas de Paranapiacaba.

1958 – Fundado o Grena (Grêmio Recreativo das Nações), Parque das Nações, Santo André.

1978 – Empresa Café do Sertão inaugura novas instalações: Avenida Artur de Queirós, 180, Santo André.

Prefeito Lincoln Grillo assina os contratos para a execução das obras do Hospital Regional de Clínicas de Santo André, o futuro Hospital Mario Covas.

Hoje

Dia Mundial do Hospital

Dia Internacional da Liberdade

Dia do Propagandista

Municípios Brasileiros

Em São Paulo, Campinas. Separada de Jundiaí em 1797, foi elevada a cidade em 14 de julho de 1897.

Em Pernambuco, Araçoiaba

Em Minas Gerais, Bocaiúva e Canápolis

No Pará, Itupiranga

No Rio Grande do Sul, Júlio de Castilhos

Em Alagoas, Passo de Camaragibe

No Paraná, Rio Azul e Teixeira Soares

Fonte: IBGE

Santos do Dia

Camilo de Lellis (+ Roma, 1614). Patrono dos enfermos e hospitais, juntamente 

com o português 

São João de Deus. Padroeiro do Bairro Camilópolis, em Santo André.

Francisco Solano




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;