Internacional Titulo
'Chile deveria pedir extradiçao de Pinochet para julgá-lo', diz promotor
Do Diário do Grande ABC
19/01/2000 | 13:05
Compartilhar notícia


O Chile deveria pedir a Londres a extradiçao de Augusto Pinochet sem recorrer a ``razoes humanitárias' para conseguir sua liberaçao, disse esta quarta-feira o promotor Carlos Castresana, que originou o processo aberto em 1996, em Madri, contra o ex-general chileno.

``Para o Chile, uma saída jurídica razoável seria pedir, por meio de um juiz chileno, a extradiçao de Pinochet para julgá-lo, em Santiago, por seus crimes e nao pedir a liberaçao por problemas de saúde', ressaltou.

``Pessoas como Pinochet devem ser levadas a julgamento. Seja em Londres, Madri ou Santiago. É uma responsabilidade da comunidade internacional', afirmou, além de criticar como ``inoportuna e política' a determinaçao britânica de negar a extradiçao do ex-general.

Se Pinochet regressar ao Chile, a Justiça espanhola pode manter aberto, em Madri, o processo e declarar o acusado ``a revelia', caso que continuaria em vigor a ordem de busca e captura internacional do ex-general, anunciada em outubro de 1998 pelo juiz espanhol Baltasar Garzón, analisou.

Entre outras alternativas, a Espanha pode apresentar ao Chile uma petiçao judicial, em Santiago, ao invés de insistir em sua extradiçao, com base no conteúdo do processo em Madri, explicou.

Castresana, atual fiscal anticorrupçao da audiência nacional, instância máxima penal espanhola, originou em 1996 a abertura em Madri de um processo judicial contra ditadores militares do Chile (1973-1990) e Argentina (1976-1990), com uma denúncia apresentada na sua condiçao de presidente da Uniao de Fiscais Progressistas da Espanha.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;