Política Titulo
Pesquisa ouviu 1.400 eleitores em Diadema e Mauá
Por Da Redaçao
15/10/2000 | 13:48
Compartilhar notícia


A Pesquisa Eleitoral A. Franceschini Análises de Mercado/ Diário que está sendo publicada neste domingo foi realizada na última quarta-feira nas duas cidades da regiao que terao as eleiçoes definidas no segundo turno, Diadema e Mauá, conforme registro na zona eleitoral de cada município.

A metodologia empregada foi a quantitativa, com amostra estratificada por cotas, onde os dados coletados junto à amostra de 1,4 mil casos podem ser extrapolados para toda a populaçao.

As entrevistas foram distribuídas segundo a populaçao eleitoral de 2000, mantendo-se a proporçao dos dados demográficos (sexo e idade) de 1998, que foram os disponibilizados pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral).

As mesmas foram realizadas pessoalmente em torno de sete locais públicos de cada município. Os pesquisados foram selecionados aleatoriamente. A coleta de dados em cada município foi feita por equipes compostas por seis entrevistadores e um supervisor que realizou o controle do trabalho in-loco durante todo o período de coleta, checando o material e o sorteio do entrevistado.

Os trabalhos de campo foram coordenados por um gerente de campo e por um gerente de projeto. O intervalo de confiança utilizado na amostra foi de 95,5%, isso significa que, a cada 100 amostras realizadas com igual rigor técnico, em 95,5 delas é observado o mesmo padrao de respostas.

Após a realizaçao das entrevistas, todos os questionários sao criticados e analisados detalhadamente para identificaçao e exclusao de todo material que puder causar qualquer tipo de viés no resultado.

Quando sao identificados um ou mais questionários que possam apresentar algum viés nos resultados, o mesmo é excluído automaticamente da amostra.

  Margens - As margens de erro nas pesquisas sao de 3,5 pontos percentuais em Diadema e de 4 pontos percentuais em Mauá. A diferença entre as margens de erro ocorre devido ao diferente tamanho da amostragem e da populaçao eleitoral. Em Diadema foram entrevistados 800 eleitores e, em Mauá, a amostragem foi de 600 eleitores.  

Migraçao - Além da preferência do eleitorado, essa pesquisa verificou ainda a migraçao de votos dos candidatos derrotados no primeiro turno para aqueles que vao disputar o segundo. Nesse levantamento, o eleitor entrevistado informa em quem votou no primeiro turno e, com os dois nomes apresentados como opçao para o segundo, responde em quem pretende votar.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;