Internacional Titulo
UE e Croácia também lançam negociações de adesão
Da AFP
03/10/2005 | 21:55
Compartilhar notícia


A  UE (União Européia) e Croácia lançaram na madrugada desta terça-feira em Luxemburgo negociações para sua adesão ao bloco, depois que a procuradora do TPII (Tribunal Penal Internacional para a ex-Iugoslávia), Carla del Ponte, garantiu que Zagreb "coopera plenamente" com o órgão.

A Croácia deveria iniciar suas negociações de adesão à UE em março passado, mas a abertura do processo foi adiada em conseqüência de sua falta de cooperação com o TPI que investiga os crimes cometidos na Guerra dos Bálcãs nos anos 90.

Em uma declaração comum, os chefes da diplomacia dos 25 membros da UE chegaram à conclusão de que, segundo o relatório de Del Ponte, "a Croácia cumpriu a condição exigida para o lançamento das negociações", ou seja, uma plena cooperação com o TPII.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;