Política Titulo Editorial
À espera de solução
Do Diário do Grande ABC
21/10/2015 | 08:15
Compartilhar notícia
Aline Pietri/DGABC


Veículos que desrespeitam a legislação brasileira de trânsito, como aqueles que circulam com emplacamento irregular, estão sendo liberados mesmo depois que a afronta é identificada pelos agentes da Polícia Civil no Estado de São Paulo. O Diário flagrou casos no Grande ABC, onde se recorre à medida porque, segundo a corporação, falta espaço nos pátios utilizados para recolher caminhões, automóveis e motocicletas apreendidos. O precedente é perigoso, pois asfalta caminho para corrupção e permite que automóveis sem condições, inclusive de segurança, prossigam nas ruas e estradas.

Embora o expediente esteja em consonância com o que permite brecha do Código de Processo Civil, que transforma o infrator em fiel depositário do veículo, a prática pode ocasionar desvios preocupantes. Ao basear a retenção ou liberação do meio de transporte apenas no bom-senso do policial e na análise da boa-fé do condutor, concede-se à autoridade poder para perigosa deliberação – que está sujeita a desvios éticos de ocasião.

Quanto menos subjetivos forem os critérios para a apreensão de veículos irregulares, mais segura estará a sociedade sobre a saída de circulação de máquinas que, em última análise, podem colocar em risco a vida dos próprios condutores e a de terceiros. Como bem observou o advogado Arthur Rollo, “dificilmente” o proprietário transformado em fiel depositário “não vai circular” com o automóvel.

Se é a superlotação dos pátios que tem levado à excêntrica interpretação da legislação, que o Estado e os municípios encontrem rapidamente alternativa para esvaziá-los. O governador Geraldo Alckmin (PSDB), aliás, acaba de sancionar lei que diminui de 90 para 60 dias o tempo máximo que carros, caminhões e motocicletas apreendidos levam para serem leiloados pelo Detran (Departamento Estadual de Trânsito). Se a medida não é suficiente, que se busquem alternativas. O que não se pode tolerar é que a segurança da população seja colocada em xeque só porque inexistem lugares para deixar parados os veículos que não têm condições de rodar.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;