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Modernização de estações de trem da região não tem prazo para início

Diário denunciou há um ano atraso no repasse da verba federal, mas nada foi feito desde então

Daniel Macário
Do Diário do Grande ABC
17/10/2015 | 07:00
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André Henriques 18/3/2015


Na dependência de recursos prometidos por meio do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) Mobilidade, a reconstrução das estações da Linha 10 – Turquesa (Brás – Rio Grande da Serra) da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) é mais um projeto do Grande ABC que não tem previsão para ser iniciado em decorrência da falta de liberação de verba por parte do OGU (Orçamento Geral da União).

Ontem, ao lado do ministro das Cidades, Gilberto Kassab (PSD), o secretário adjunto de Transporte e Mobilidade Urbana da Pasta federal, Edilson Macedo, afirmou que a modernização das estações, assim como os demais projetos de Mobilidade, também foi afetado pelos impactos da crise econômica do País. “É a mesma situação dos outros. A documentação está sendo analisada pelo ministério. Vai depender de aporte maior do OGU para liberar essas obras, mas não temos prazo.”

Há um ano o Diário já tinha noticiado que o governo estadual estava no aguardo somente da liberação desses recursos para dar andamento nas obras. Na ocasião, o presidente da CPTM, Mario Bandeira, afirmou que o edital já estava finalizado.

Ao todo, a CPTM aguarda verba para as obras da Linha 13 – Jade, da extensão da Linha 9 – Esmeralda, implantação da Estação União de Vila Nova, na Linha 12 – Safira, e para reconstrução de 18 estações, das quais seis são da Linha 10 – Turquesa (Ipiranga, Utinga, Prefeito Saladino, Guapituba, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra). Os recursos para a modernização, que beneficiará usuários do Grande ABC, são da ordem de R$ 590 milhões.

Segundo a companhia, o projeto de modernização foi ainda mais prejudicado em abril, quando o Ministério das Cidades publicou diretriz solicitando que a CPTM apresente toda a documentação técnica à Caixa Econômica Federal antes de assinar o termo de compromisso.

FUTURO

Em relação às estações São Caetano, Mauá, Capuava e Prefeito Celso Daniel (Santo André), a CPTM afirmou que “há projeto em fase de conclusão e os editais para licitar as obras estão em etapa de elaboração. O cronograma de execução das ações nas estações será definido a partir das datas de assinaturas dos contratos, bem como todas as ações necessárias para a reconstrução dos espaços. O tempo para execução pode variar de acordo com o tipo e extensão da intervenção a ser feita, cujo detalhamento e prazo constarão no edital de licitação.”

Projeto prevê espaços com acessibilidade para usuários

A modernização das estações da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) tem como principal objetivo readequar os espaços para a atual demanda de passageiros, que têm optado por usar transporte público para se locomover entre a região e a Capital. Atualmente, a Linha 10 – Turquesa tem média diária de 353,9 mil usuários.

Com arquitetura moderna, o projeto das estações prevê instalação de plataformas totalmente cobertas, escadas rolantes e de todos os itens de acessibilidade (elevadores, rampas, pisos podotáteis e mapas em Braile), além de assentos, banheiros públicos comuns e sanitários exclusivos para pessoas portadoras de deficiência.

A inclusão desses itens atende uma demanda antiga de usuários do Grande ABC que possuem dificuldades de locomoção. Passageiros relatam problemas no acesso de todas as estações da Linha 10 localizadas na região.  




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