Economia Titulo
Para conter volatilidade nas bolsas, China muda regras para vendas a descoberto
Por
04/08/2015 | 04:33
Compartilhar notícia


O governo da China anunciou uma nova medida na tentativa de combater a forte onda de volatilidade que tem dominado as bolsas do país nos últimos meses, mirando desta vez as chamadas vendas a descoberto.

Pelas novas regras, os vendedores a descoberto devem esperar pelo menos um dia para cobrir suas posições e pagarem de volta empréstimos utilizados para a compra de ações. Pela norma anterior, os investidores podiam cobrir suas posições no mesmo dia, uma prática que, segundo Pequim, tende a "aumentar a volatilidade anormal dos preços das ações e a afetar a estabilidade do mercado".

As bolsas chinesas esperam que a nova orientação desencorajem as vendas a descoberto porque elas efetivamente forçam os investidores a manterem suas apostas abertas, o que os deixa vulneráveis a quaisquer medidas de estímulos adotadas por Pequim antes do início dos negócios nos mercados acionários.

Na prática de vendas a descoberto, os investidores vendem ações emprestadas com a expectativa de, posteriormente, recomprá-las a preços bem menores, embolsando, assim, a diferença. Fonte: Dow Jones Newswires.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;