Setecidades Titulo Feriado
Região prepara cemitérios
para o Dia de Finados

Prefeituras estimam receber 228 mil visitantes na quarta-feira;
estão sendo feitos trabalhos de capinagem, pintura e limpeza

Por Angela Martins
Do Diário do Grande ABC
31/10/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


As sete prefeituras já iniciaram os preparativos para receber em torno de 228 mil visitantes nos 17 cemitérios públicos da regiãono feriado de Finados, quarta-feira. Desde a semana passada estão sendo feitos trabalhos de capinagem, pintura e limpeza nos túmulos e alamedas.

Somente em Santo André, a estimativa é de que 130 mil pessoas circulem pelos cinco cemitérios municipais. No Nossa Senhora do Carmo, o Curuçá, maior cemitério público com sepulturas temporárias da região da Grande São Paulo, a estimativa é de 60 mil visitantes no dia 2 de novembro. Além da manutenção no local, a Prefeitura faz a reforma dos banheiros masculino e feminino do velório.

São Bernardo, que possui quatro locais públicos (Baeta Neves, bairro dos Casa, Paulicéia e Vila Euclides), receberá 44 mil visitantes. Em todos os endereços estão sendo promovidas reformas dos velórios. Em São Caetano existem três cemitérios, todos municipais: Cemitério das Lágrimas, da Saudade e São Caetano. A cidade conta com um velório municipal, que fica no Cemitério das Lágrimas.

O espaço está passando por reformas e terá mais duas salas, totalizando quatro. A capela do cemitério também foi totalmente reformada. Cada espaço recebe aproximadamente de 30 a 50 pessoas por dia, e no Dia de Finados a expectativa é receber 17 mil pessoas.

No Cemitério São José, em Ribeirão Pires, em torno de 2.500 visitantes devem passar pelo local no dia 2. Para melhoria no atendimento, estão sendo reformados o veleiro e ossário geral, banheiro público e construídos novos alojamentos para os coveiros e funcionários.

O Cemitério Municipal de Diadema deve receber 5.000 pessoas. O prédio vertical, com capacidade para 4.000 pessoas, está sendo pintado. Mauá, que possui dois cemitérios municipais (Santa Lídia e Vila Vitória), terá uma média de 20 mil visitantes. Uma tenda para missa será montada no Santa Lídia no Dia de Finados.

Segundo o secretário de Serviços Urbanos de Mauá, Severino Manoel da Silva, está sendo elaborado um projeto para a construção de um novo velório no Santa Lídia. Atualmente são quatro salas, mas a intenção é ampliar esse número para dez. "Estamos levantando os custos do projeto e queremos fazer nos moldes de uma Parceria Público-Privada", revela.

Ainda não há prazo para o início da licitação, mas a ideia é de que até o fim de 2012 a construção do novo velório seja iniciada.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;