Economia Titulo Previsão
Tarifa do gás vai cair até 30% em São Paulo
29/05/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


As tarifas cobradas pela Comgás (Companhia de Gás de São Paulo) ficarão um pouco mais baratas a partir de domingo. Segundo a Arsesp (Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo), o processo de revisão tarifária, que será concluído hoje, deverá representar até 30% de redução no preço de algumas classes de consumo.

É o caso dos pequenos industriais que consomem até 50 mil metros cúbicos (mÕ) do combustível por mês, diz o diretor da área de gás da agência, Zevi Kann.

Ele explica que, para o industrial que consome acima desse nível, o corte deverá ficar em torno de 17%. Na classe residencial, o recuo será um pouco menor, entre 7% e 8%.

A expectativa para o GNV (Gás Natural Veicular) é de queda de 15% para os postos de combustíveis - o repasse para o consumidor depende de cada estabelecimento.

Zevi esclarece, entretanto, que esses porcentuais podem sofrer alguns pequenos ajustes na divulgação do resultado previsto para hoje no Diário Oficial do Estado.

A revisão tarifária é um processo que acontece a cada cinco anos para fazer o reposicionamento dos valores das tarifas das distribuidoras, cujo objetivo é repassar para o consumidor os ganhos ou perdas de produtividade.

No caso da Comgás, a Arsesp vai repassar não apenas os ganhos de produtividade como a queda no preço do gás natural verificada nos últimos meses a exemplo do que ocorreu com o preço do petróleo, explica Zevi.

Na avaliação da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), independentemente do nível de investimento, a Arsesp poderia reduzir em 48% o preço do gás cobrado pela Comgás.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;