Cultura & Lazer Titulo 24 horas
Virada eclética pode repetir recorde
Ângela Corrêa
Do Diário do Grande ABC
15/05/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Do ritmo das escolas de samba locais à MPB de Lenine, a 3ª Virada Cultural Paulista ocupa o Paço Municipal e diversos outros equipamentos de São Bernardo, amanhã e domingo. Embora a abertura oficial seja às 18h, haverá atividades no Parque Engenheiro Salvador Arena (Av. Caminho do Mar, 2.980. Tel.: 4368-1246) já a partir das 13h. A Virada Paulista ocorre simultaneamente em outras 19 cidades. A realização do evento é da Secretaria Estadual de Cultura em parceria com as prefeituras.

Embora a agenda reserve opções para os apreciadores do teatro, cinema e dança, além de programação especial para a criançada, o que chama a atenção do público é mesmo a lista de atrações musicais, que se concentram principalmente no Paço e traz boa mistura de populares e independentes.

É lá que Nasi, ex-vocalista do Ira!, abre a virada. Semelhante ao show da Virada Cultural paulistana, o cantor mescla músicas de seu repertório a covers de Raul Seixas e Iggy Pop. O rock segue com a banda paulistana Julia Car, que sobe ao palco às 20h de amanhã.

De Pernambuco, vem a banda Seu Chico, que homenageia Chico Buarque em versões interessantes de suas composições em show marcado para as 21h.

Aquecendo o público para o soul de Sandra de Sá, na virada propriamente dita, à meia-noite, a banda Gafieira São Paulo toca repertório inspirado nos grandes bailes, a partir das 22h30. A última atração da madrugada do Paço é o DJ Tahira, que sobe ao palco às 2h.

No Centro, as atrações recomeçam domingo, às 10h, com apresentação da Orquestra Contemporânea de Olinda. Outras boas opções são os shows das bandas Lado da Lua, dirigida pelo percussionista andreense Dalua, às 13h30, e da independente Vanguart, que sobe ao palco às 15h.

Fora do palco principal, também há alternativas de qualidade.

Amanhã, a banda Mutrib apresenta uma fusão de ritmos oriundos de alguns países da África, do Leste Europeu e outras culturas. O show começa à 0h30 no Teatro Elis Regina (Av. João Firmino, 900. Tel.: 4351-3479). No mesmo local, o guitarrista André Cristovam traz seu blues, às 2h.

Domingo, a cantora Ná Ozzetti apresenta, também no Elis Regina, às 16h30, o espetáculo Balangandãs, em que interpreta clássicos de Ari Barroso, João de Barro e Dorival Caymmi, entre outros.

TEATRO - Os destaques na dramaturgia são A Comédia do Trabalho, da Companhia do Latão, em cartaz no Elis Regina, amanhã, às 21h. Domingo, a companhia Teatro do Arrebol apresenta Pra Você que me Esqueceu, às 13h.

Em 2008, primeiro ano em que participou da Virada Paulista, São Bernardo foi recordista de público: 113 mil pessoas. Para ver a programação completa na região e em outras cidades, basta acessar o site da secretaria www.cultura.sp.gov.br.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;