Setecidades Titulo Ameaça
Ameaçados de morte podem ser protegidos por programa
Vanessa Fajardo
Do Diário do Grande ABC
14/03/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


A região vai trabalhar para implementar o Programa de Proteção de Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte, em parceria com a Secretaria Especial de Direitos Humanos do governo federal. O assunto foi abordado, ontem, na primeira reunião do ano do Grupo Técnico Movimento Regional Criança Prioridade 1, do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC.

O coordenador do grupo e presidente da Fundação Criança de São Bernardo, Ariel de Castro Alves, lembrou que individualmente os municípios não teriam demanda para reivindicar o projeto, porém, em âmbito regional, a situação muda. Representantes dos municípios farão o diagnóstico do problema e a partir dos dados o Consórcio batalhará o recurso. "É preciso proteger crianças e adolescentes ameaçados pelo tráfico de drogas e grupos de extermínio", frisou Alves.

O programa foi criado em 2003 pelo governo federal para enfrentar o crescimento de homicídios entre adolescentes e crianças no Brasil. Os protegidos são retirados do local de risco, preferencialmente com seus familiares, e inseridos em comunidade segura. O programa prima pela garantia de proteção integral do ameaçado, por meio de inclusão em serviços de Saúde, Educação, Esporte, Cultura, e se necessário, em cursos profissionalizantes, políticas de assistência social e mercado de trabalho.         




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;