Cultura & Lazer Titulo
Denzel Washington X Russell Crowe
Por Luis Felipe Soares
Especial para o Diário
25/01/2008 | 07:00
Compartilhar notícia


Uma América do início dos anos 1970, em plena Guerra do Vietnã, onde os criminosos têm o aval da polícia para trabalhar e comandar as ruas. Esse é o ambiente que envolve a trama de O Gângster, novo filme do diretor Ridley Scott que chega hoje a três salas do Grande ABC.

O filme conta com estrelas no elenco, encabeçado pelos ganhadores do Oscar Denzel Washington e Russell Crowe. A produção conseguiu duas indicações ao prêmio da Academia neste ano e concorre a melhor atriz coadjuvante, com Ruby Dee, e na categoria melhor direção de arte.

O roteiro da produção é baseado em um artigo feito pelo jornalista norte-americano Mark Jacobson para a revista New York, em 2000, sobre o mafioso Frank Lucas. Foi a primeira vez que a história dele veio à tona. Jacobson conversou diretamente com o ex-rei do tráfico, que lhe contou tudo sobre sua vida e acabou chamando a atenção de Hollywood.

REI DO HARLEM

O Gângster mostra a ascensão de Frank Lucas, interpretado pelo imponente Denzel Washington, no submundo do tráfico de drogas no bairro do Harlem, em Nova York. Frank é o protegido de Bumpy Johnson, grande líder da comunidade negra, que acaba morrendo.

Sem o líder e mentor, o seu grande objetivo é comandar os negócios, agora vendendo heroína, vinda direto da Sudeste Asiático. Se aproveitando de contatos no Vietnã e das idas e vindas das tropas norte-americanas para a guerra, o novo chefão consegue a mais pura e barata droga, desbancando a concorrência de outros criminosos. O líder italiano Dominic Cattano, vivido por Armand Assante, fica chocado por ver que não é ele quem dá as cartas agora. A tradicional máfia italiana não vê saída a não ser entrar nos negócios liderados por Frank.

DETETIVE HONESTO

Do outro lado da história aparece o detetive Richie Roberts, papel do competente Russell Crowe, que se mostra avesso a seus companheiros de profissão ao prezar a integridade e a honestidade acima de seu serviço. Por sua conduta, os outros policiais não o vêem com bons olhos e sua mulher não o compreende.

O fato de mais da metade da força policial estar envolvida em esquemas de corrupção irrita Richie e funciona como um dos alicerces para o poder do novo gângster. Centrado no trabalho, percebe que o poder do mundo do tráfico está mudando de mãos. Para a surpresa de todos, inclusive do próprio policial, o mais novo chefe do crime é um homem negro e desconhecido. O grande desafio do detetive é saber como funciona o tráfico e bolar um plano para tentar prendê-lo.

DOIS MUNDOS

O enredo do filme consegue distinguir muito bem os personagens, colocando-os em lados opostos do chamado sonho americano. Tanto Frank Lucas quanto Richie Roberts têm seus princípios. Mas enquanto o mafioso opta por crescer através do crime e ter uma vida luxuosa e farta, o policial escolhe viver com um salário comum e ter uma satisfação pessoal ao invés de material.

Os poucos momentos em que os dois personagens se encontram pessoalmente fazem com que suas diferenças sejam esquecidas e trazem à tona o que eles mais têm em comum.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;