Setecidades Titulo Educação
Faeco anuncia curso de Gestão Pública

Nova graduação integra comemoração pelos 60 anos da primeira faculdade do Grande ABC

Por Natália Fernandjes
do Diário do Grande ABC
25/08/2014 | 07:07
Compartilhar notícia
Andréa Iseki/DGABC


A primeira escola de Ensino Superior do Grande ABC completa 60 anos de história hoje. Para comemorar a data, a Faeco (Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas) do Centro Universitário da Fundação Santo André anuncia a oferta de novo curso para o vestibular 2015. Trata-se da graduação em Gestão Pública, direcionada a formação de profissionais do setor público.

Conforme explica o diretor da Faeco, Moacir Xavier, serão disponibilizadas 140 vagas, sendo 70 no período matutino e 70 no vespertino. “Nossa proposta é oferecer formação sobre a legislação referente a orçamentos, licitações e demais atividades correspondentes a esse profissional, que geralmente cursa Administração”, destaca.

Atualmente, a faculdade conta com 2.000 alunos matriculados em seus quatro bacharelados – Ciências Econômicas, Ciências Contábeis, Administração e Relações Internacionais – e dois cursos de formação superior técnica – Logística e Gestão de Qualidade. Formou cerca de 12 mil profissionais durante todos estes anos.

Xavier lembra que a Faeco recebeu autorização para funcionar em 1954, onde hoje está instalada a Etec (Escola Técnica) Júlio de Mesquita, no Centro de Santo André. Apenas em 1962 foi criada a Fundação Santo André e, posteriormente, as demais faculdades: Fafil (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras) e Faeng (Faculdade de Engenharia Celso Daniel).

“Estávamos observando o início do processo de industrialização no Grande ABC no começo dos anos 1950, então, havia carência de mão de obra para a parte administrativa das montadoras e demais empresas instaladas na região”, contextualiza o diretor da Faeco. A criação do curso foi preocupação do professor Nelson Zanotti, que exerceu cargo de secretário-geral do conselho de desenvolvimento do município e diretor e professor da faculdade.

A faculdade mantém seu objetivo inicial de formar profissionais e também cidadãos capazes de colaborar com o processo de transformação da sociedade sem deixar de acompanhar a evolução da tecnologia e as demandas do mecado, considera Xavier. “O perfil do egresso vai mudando e mantemos nossa missão de transformar pessoas por meio da Educação”, diz.

As comemorações pelos 60 anos da instituição de ensino serão realizadas durante toda a semana, já que agosto é considerado o mês do economista. Hoje, às 10h, está agendada entronização de bandeira, com a participação do prefeito Carlos Grana (PT) e demais autoridades da Fundação Santo André. Já às 20h haverá sessão solene com culto ecumênico.

Na quarta-feira será realizada noite cultural, com exibição de dança de salão a partir das 19h30 e encontro musical às 21h. Quinta-feira haverá a inauguração da exposição Memórias e Histórias, às 19h30. No sábado, às 9h, a instituição programou homenagem aos melhores alunos de 2013, com entrega de certificados.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;