Se você está pensando em realizar algum movimento no mercado de trabalho, saber montar um bom currículo é o primeiro passo.
Às vezes parece lugar comum falar sobre isso, mas separei algumas dicas simples, que valem para todos:
1 – Comece colocando seu nome, endereço, telefones e e-mail. Ponha sempre mais de um telefone e e-mail;
2 – Coloque, ao lado, sua idade, estado civil e informações sobre filhos;
3 – Explicite seu objetivo, apontando o nível de cargo que almeja, por exemplo, gerente de Recursos Humanos etc;
4 – Descreva o resumo de suas qualificações. Seja objetivo, em dois ou três parágrafos. Relate seu tempo de experiência, as áreas que conhece, os conhecimentos mais técnicos importantes para a carreira que foi escolhida e os conhecimentos de gestão adquiridos pela experiência;
5 – Crie um item para apresentar seus principais resultados. Este é um dos aspectos mais importantes e que será explorado na entrevista. Descreva os principais resultados que sua atuação trouxe para as empresas para as quais você trabalhou. Quantifique em números, datas, metas versus resultados alcançados. A ideia é dar para o entrevistador a dimensão dos desafios atingidos;
6 – Ultimamente, tem-se acrescentado um item de principais competências. Coloque apenas as cinco que mais lhe atribuem, aquelas que seus chefes, pares e subordinados sempre falam que você demonstra. Não minta, o entrevistador irá checar as informações;
7 – Descreva a sua formação, da última para a primeira, deixando clara a instituição de ensino em que se formou e a data;
8 – Descreva os idiomas que domina, o nível de fluência e escolas em que tenha cursado. Seja verdadeiro. É comum haver entrevistas em outro idioma, se for detectado que você mentiu, provavelmente estará fora da seleção;
9 – Escreva as empresas pelas quais passou da última para a primeira, com datas, pelo menos mês e ano de entrada e saída;
10 – Se você fez carreira dentro das empresas, coloque os títulos de cargos e as datas em que começou a exercer a função e, em seguida, a data em que parou de exercê-la;
11 – Para explicar o que fazia em cada empresa, descreva suas atividades de forma geral, especificando suas responsabilidades, para quem você se reportava e, se alguém se reportava a você, descreva o número de pessoas. Explique também o escopo da função: estadual, regional, nacional, América Latina ou global. Lembre-se de que quanto mais objetivo e quanto mais você conseguir quantificar o que fez, melhor será para demonstrar propriedade sobre suas próprias atividades;
12 – Se os últimos cargos e empresas por onde passou forem muito antigos, porque você é um profissional mais experiente, seja mais sucinto, não há problema;
13 – Descreva abaixo de cada empresa uma ou duas linhas sobre ela. Não é o mais importante, mas ajuda o entrevistador a ter uma dimensão de números das companhias pelas quais você passou;
14 – Se você fez ou faz alguma ação social, dedique duas ou três linhas no fim do currículo para descrevê-la;
15 – Por fim, coloque a data, para que o selecionador saiba o quão atualizado está o currículo. Não erre!
No mais, siga confiante e boa sorte!
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