Memória Titulo Memória
Momento do esporte, momento social...

Times grandes de São Paulo vêm jogar no campo da Rua Paraíba...

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
19/06/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


“Times grandes de São Paulo vêm jogar no campo da Rua Paraíba, que passa a ser citado pelos jornais pelo nome oficial: Estádio Conde Francisco Matarazzo. Em 1941, o Palestra Itália vem jogar três vezes em São Caetano”.

Cf. o livro sobre os 89 anos do São Caetano EC, p. 124 a 126, que traz os resultados dos três jogos do Palestra em São Caetano: duas vitórias dos visitantes (5 a 1 e 3 a 1) e um empate (2 a 2).

Copa do Mundo no Brasil, futebol e celebração no Grande ABC. Quem nos ajuda na abertura de memória de hoje é Célio Antonio Manias. Ele separa duas fotos tiradas pelo avô, Antonio Morandus Manias e identificadas pelo tio, comendador Carlos Manias Neto.

Na década de 1930, a festa de aniversário de Arthur Gianotti, do Cine Teatro Carlos Gomes, ocorrida no Clube Atlético Aramaçan; em 15-6-1941, a apresentação do Palestra, de São Paulo – hoje SE Palmeiras – em amistoso com o São Caetano EC: 5 a 1 para os palestrinos.

Coincidentemente, São Caetano e Palmeiras celebram, neste 2014, seus centenários de fundação.

A copa de 1982

A Seleção Brasileira foi um dos destaques, com Telê Santana (técnico), Zico, Sócrates, Eder, Toninho Cerezo, Falcão, Júnior. Futebol no ataque, bonito de ser visto. Como imaginar que esses craques encerrariam carreira sem ganhar a sua Copa do Mundo.

O Diário cobriu bem a competição. Mas mostrou, antes de a bola rolar, precaução e crítica.

Roterdan Cravo, pseudônimo de Fausto Polesi (diretor de Redação e editor-chefe), escreveu: “A Seleção já domina, a vitória é certa e o título fica à espera”.

Oto Diringer meteu o pau em pelo menos dois artigos:

1 – “Nossos craques mostram habilidades democráticas e pendores financeiros.”

2 – “Além de bombas e balões, time sem pontas: isso é demais pra minha cabeça.”

Em campo, um espetáculo: vitórias sobre a União Soviética, Escócia, Nova Zelândia e Argentina. E o tropeço diante da Itália: 2 a 3. Quinze gols a favor, seis contra. E o quinto lugar na classificação final.

Os prêmios obtidos por Falcão (o segundo melhor jogador da Copa, segundo a Fifa) e Zico (terceiro artilheiro) não esconderam a decepção.

O Diário lançou um suplemento especial de 12 páginas no início da Copa da Espanha. E perpetuou o editorial ‘Reflexões sobre a Copa’.

E quem levou foi a Itália, seguida por Alemanha Ocidental (vice-campeã), Polônia e França.

Ficou a frase de Telê: “Com Cerezo, uma Seleção imbatível”.

ZICO

O que mais marcou nessa Copa foi quando o narrador dizia: “Zico no aquecimento”. Todos ficávamos numa ansiedade tremenda. No entanto, ele entrava e logo após jogar um pouco já sentia o joelho e tinha que sair, pois a dor era intensa. Eita frustração danada!!!

Eliana Garcia, nossa colaboradora do Serviço Funerário de Santo André

Diário há 30 anos

Terça-feira, 19 de junho de 1984 – ano 27, nº 5549

Manchete – Comício dia 26 na Sé reinicia luta por diretas; emenda para a eleição do presidente da República será votada no dia 27

Ribeirão Pires – Prefeito Valdírio Prisco anuncia iluminação de todas as ruas.

Imprensa – APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) elege a Grande ABC FM como a melhor programação. A emissora do Grupo Diário estava há pouco mais de um ano em atividade.

Teologia da Libertação – Segunda reportagem da série. Elianete Simões escreve: ‘CEBs corporificam o novo caminho da Igreja’.

Em 19 de junho de...

1914 – Instalada a Associação Apostolado da Oração, na Igreja Matriz de Santo André, com a seguinte diretoria: Elisa Flaquer e Alzira Lisboa Franco, honorárias; Maria Gaiarsa, presidente; C. Boccacino, vice-presidente; Aurora Fornasaro, tesoureira; Adalgisa Boccacino, secretária. No total, 20 zeladoras.

1944 – Chico Buarque nasce no Rio de Janeiro: cantor, poeta, compositor.

1974 – Professor Sebastião Faria de Queiroz passa a denominar rua em Ribeirão Pires. O homenageado foi músico, maestro, poeta, jornalista e soldado constitucionalista.

Hoje

- Festa de Corpus Christi

- Dia do Cinema Brasileiro

Município Paulista

Ribeirão Preto. Elevado a município em 1871, quando se separa de São Simão.

Santos do dia

- Gervásio

- Juliana Falconieri

- Romualdo. Nasceu na Toscana, Itália, e viveu no fim do século 10 e início do século 11. Era monge beneditino, na abadia de Ravena, e fundou o mosteiro de Campo Maldoli, o que originou a Ordem Camaldulense. Objetivo: conciliar vida de solidão absoluta e vida comunitária.

Serviços Funerários: Santo André – 4433-3544; São Bernardo – 4330-4527; Diadema – 4056-1045; Mauá – 4514-7399; Ribeirão Pires – 4828-1436; Rio Grande da Serra – 4820-4353.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;