Esportes Titulo Copa do Mundo
Surpresos, holandeses afirmam que goleada poderia ter sido maior

Louis Van Gaal admite que não imaginava placa elástico; Van Persie diz que time tinha fôlego para oito gols

Por Dérek Bittencourt
Enviado a Salvador
14/06/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza


Nem mesmo o mais fanático torcedor da Holanda apostaria em placar tão histórico. Aliás, muitos já ficariam felizes se a Laranja Mecânica tivesse segurado o empate. Mas os comandados de Louis Van Gaal fizeram grande segundo tempo e golearam os espanhóis por 5 a 1, ontem à tarde, na Arena Fonte Nova, em Salvador.

Até mesmo o treinador holandês se mostrou surpreso com o resultado. E mais do que isso: feliz. “Obviamente não esperávamos fazer cinco gols. Mas a forma como foram marcados, era o que a gente queria. E isso está relacionado com estratégia, dedicação e a vontade dos atletas de jogarem com convicção”, disse Van Gaal. Na opinião do atacante Van Persie, a equipe soube comandar a partida e poderia ter saído de Salvador com mais gols a favor.

“A pressão estava dos dois lados. Foi um jogo incrível. Quando eles marcaram o primeiro gol, ficamos apreensivos, mas marcamos no momento certo. E nosso segundo tempo não poderia ter sido melhor. Quando viramos (a partida), foi ainda melhor, buscamos o terceiro e no final poderiam ter sido seis, sete ou oito gols”, afirmou. “Mas de amanhã (hoje) em diante temos de nos concentrar na Austrália. Foi uma noite incrível para a Holanda, mas foram apenas três pontos. Temos de permanecer juntos e melhorar ainda mais”, concluiu.

Del Bosque evita individualizar a culpa - Sobrou para o técnico Vicente Del Bosque comentar a derrota humilhante da Espanha para a Holanda, por 5 a 1, ontem, em Salvador. Poucos jogadores pararam na zona mista para conversar com os jornalistas, mas o comandante tentou justificar o injustificável na coletiva. O treinador, no entanto, poupou tecer críticas individuais e generalizou o grupo como culpado pelo revés. “Não é um momento feliz para nós mas, acima de tudo, como esportista, parabenizo a Holanda, que no segundo tempo foi melhor, nos dominou. Não acho que é momento de buscar culpados, todos somos”, disse. “A derrota não vem pela atuação de um jogador, mas em decorrência da fraqueza de toda a equipe”, continuou Del Bosque. “Não nos resta nada a não ser olhar para a frente e pensar na vitória no jogo contra o Chile.”

NATURALIDADE – O atacante Diego Costa – sergipano naturalizado espanhol –, foi vaiado pelos torcedores brasileiros presentes à Arena Fonte Nova a cada toque na bola. Após a partida, ele disse ter encarado o ato com tranquilidade. “Assim como tive direito de fazer minha escolha, a torcida tem seu direito. Eu já imaginava que seria assim. Não me surpreendeu. Isso não me abala.”




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;