Setecidades Titulo Piscinões
Governador e Daee não falam a mesma língua

Para Alckmin, serviço começa em 15 dias, mas Departamento avalia que certame só será concluído em 2012

Fábio Munhoz
Do Diário do Grande ABC
18/11/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), anunciou ontem que a limpeza dos 25 piscinões da Região Metropolitana deverá ser iniciada dentro de 15 dias, aproximadamente. O serviço, orçado em R$ 40 milhões, exigiu a realização de licitação que, segundo o tucano, já está em fase final.

"O edital foi publicado em 25 de agosto e os envelopes com as propostas foram abertos no dia 25 de outubro. Se não tiver briga judicial, deveremos assinar o contrato em 15 dias", promete Alckmin. Após a assinatura, será expedida ordem de serviço que autoriza o início das obras.

Apesar da garantia do governador, o Departamento de Águas e Energia Elétrica avalia que o certame só será finalizado em 2012. No dia 7, em visita ao Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, o secretário adjunto de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado, Rogério Menezes, afirmou que dificilmente os reservatórios ficarão prontos para as chuvas de verão.

O Estado assumiu em março a limpeza dos piscinões da Grande São Paulo, que antes ficavam sob responsabilidade das prefeituras. "Uns fazem (a manutenção), outros não. Fica esse jogo de empurra, então resolvemos assumir o serviço", explica o governador. Os cinco reservatórios da Capital não serão incluídos no pacote, já que, segundo Alckmin, a Prefeitura executa os trabalhos.

Com a limpeza, o governo espera recuperar 25% da capacidade de armazenamento de água da chuva, o que representa aproximadamente 300 mil metros cúbicos. "Isso equivale a três novos piscinões", salienta. O tucano afirmou que pediu às prefeituras que façam os serviços até que o Estado assuma de vez a tarefa.

JABOTICABAL

Com impasses judiciais em curso, ainda não há data para o início da construção do piscinão Jaboticabal, que ocupará área na divisa entre São Paulo, São Bernardo e São Caetano. "Houve questionamento do edital e estamos aguardando decisão judicial, o que acho que é rápido. Não posso dar prazo para a Justiça, mas acho que, resolvido o problema jurídico, imediatamente começa a obra", supõe o governador. Com capacidade para 900 mil metros cúbicos de água, o reservatório será o maior da região.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;