Setecidades Titulo Educação
Horta da Craisa ensina alimentação saudável

Alunos de escolas públicas e privadas de Santo André podem conhecer e aprender no espaço

Guilherme Monfardini
Especial para o Diário
22/08/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


A melhor forma de aprender sobre alimentação saudável é sair da sala de aula e ir a um lugar cheio de alimentos fresquinhos. Na Craisa (Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André), alunos de escolas públicas e privadas da cidade têm essa possibilidade.

A horta produz entre três e quatro toneladas de vegetais anualmente. Tudo é doado ao banco de alimentos do município. “O que produzimos aqui alimenta outras famílias”, disse o técnico agrícola e responsável pela horta, José Marcelo Lisboa, 34 anos.

Os visitantes ainda não podem mexer na terra. “A ideia é que daqui a algum tempo as crianças plantem também. Por enquanto elas conhecem o ciclo dos alimentos.”

Na tarde de ontem, o Colégio Caminhar visitou o local. “Percebi que a alimentação das crianças não era a mais saudável, então, começamos a incentivá-los a mudar”, disse a professora Amélia Silva Souza Montanha, 40, que no ano passado, criou, junto com os alunos, uma mini-horta na escola.

A professora de Artes e Música Maria do Carmo Clemente, 63, acha que a ação melhora o comportamento. “A visita estimula a alimentação saudável.”

As crianças, de 7 e 8 anos, aprovaram a visita. “Gostei de conhecer a alface com cabeça (repolho). Aqui não precisa ler, aprendemos olhando”, falou o estudante Matheus Vicente dos Santos, 8.

Já Eloá Soares Faria, 7, mostrou que aprendeu a lição. “Descobri que as plantas precisam de sol, terra e água”, afirmou. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;