Nacional Titulo
Caravana percorre capitais contra transposição do São Francisco
Da Agência Brasil
17/08/2007 | 08:42
Compartilhar notícia


Com o objetivo de explicar os argumentos contra a transposição do Rio São Francisco, um grupo de especialistas e representantes de movimentos sociais percorrerá 11 capitais brasileiras, em duas semanas.

Batizada como ‘Caravana Nacional em Defesa do Rio São Francisco e do Semi-árido, Contra a Transposição’, a peregrinação pelas capitais será feita por 12 pessoas. Em cada cidade, o grupo vai tentar mobilizar a sociedade civil, políticos e estudantes às manifestações.

“A transposição é uma grande mentira. O que precisa ser discutido é como resolver o problema do semi-árido brasileiro sem acabar com o rio”, criticou um dos representantes da campanha, Apolo Heringer Lisboa.

Em Brasília, a caravana chega na próxima quarta-feira (22). O grupo fará uma reunião com a presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), a ministra Ellen Gracie, e com o presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT–SP).

“Se a gente tentar levar a manifestação para os governantes, há chances de que haja mudanças muito grandes”, disse.

Como exemplo, Lisboa lembrou o exemplo do frei Dom Luiz Flávio Cappio, bispo de Barra, na Bahia. O religioso ficou dez dias em greve de fome em 2006 para chamar atenção das autoridades políticas e da sociedade contra a transposição.

Segundo o representante da caravana, atitudes como essa fazem com que o governo abra espaço e discuta com a sociedade alternativas para o semi-árido que não seja a transposição do rio.

Para Lisboa, o desenvolvimento do País em obras de infra-estrutura não vai trazer benefício direto à população e sim a grandes empresas. “O nosso interesse é que o governo federal discuta e que o Brasil saia dessa situação. É preciso buscar uma solução efetiva para o semi-árido, pois está tudo parado”, disse.

“O povo está acreditando que tirar água do São Francisco vai trazer emprego. E não vai! Então, são atitudes e ações que precisam ser discutidas”, ressaltou.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;