Internacional Titulo
Powell adverte Coréia sobre fabricação de armas nucleares
Por Da AFP
24/02/2003 | 11:58
Compartilhar notícia


O secretário de Estado americano Colin Powell fez uma advertência nesta segunda-feira à Coréia do Norte contra a produção de armas nucleares, durante uma visita a Pequim.

"Nunca terei dito o suficiente sobre a gravidade que seria, para o mundo, qualquer gesto da Coréia do Norte para reprocessar as barras de combustível e produzir armas nucleares", declarou Powell durante uma entrevista coletiva.

A crise sobre o programa nuclear norte-coreano remonta a outubro, quando Washington acusou Pyongyang de manter em segredo um programa nuclear, apesar de um tratado assinado em 1994 com os Estados Unidos. Washington suspendeu o fornecimento de petróleo à Coréia do Norte.

Poyngyang respondeu expulsando os inspetores da Agência Internacional de Energia Atômica e anunciou que se retirava do Tratado de Não Proliferação Nuclear.

A Coréia do Norte exige um diálogo bilateral com os Estados Unidos como condição para renunciar a seu programa nuclear, enquanto Washington considera que se trata de um tema multilateral.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;